NOTÍCIAS

Estudantes da Escola Professor Antenor Sarmento participam do Conhecendo o Legislativo na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

20.set.2022 18:20h
img
Foto: Hudson Braga

Nesta terça-feira (20), 45 alunos de três diferentes turmas do ensino médio da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, participaram do Conhecendo o Legislativo, um dos projetos de Educação Cidadã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os estudantes, acompanhados de professores, estiveram no prédio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, localizado na sede do Poder Legislativo, onde assistiram a palestras sobre política e cidadania.

Para Cassandra Serejo, coordenadora do Programa de Educação Cidadã da Aleam, é fundamental despertar nos estudantes a consciência sobre seus deveres e direitos como cidadãos. “É sempre muito prazeroso mostrar a eles a responsabilidade que eles têm nesse ano eleitoral, que é tão importante. Eles podem ter um amanhã melhor quando eles fazem escolhas com consciência. Eles têm que entender que o papel deles é muito importante na atual conjuntura”, declarou.

Para a aluna do terceiro ano do ensino médio, Eduarda Fernandes, os estudantes precisam de mais atividades como a que participaram nessa terça-feira. “É a primeira vez que que eu vejo uma palestra desse tipo e isso é fundamental. As pessoas têm umas visões muito equivocadas sobre o que é política, como se fosse algo restrito apenas para algumas pessoa. Mas não, eu acho que poder falar de política é para todo mundo. Porque está todo mundo envolvido, as pessoas precisam ser responsáveis pelo que eles falam e postam. Política é algo que afeta todos nós”, destacou.

O professor de sociologia, Rafael Leoni, destacou a importância desse tipo de iniciativas. “Eu acredito que a participação dos alunos nessas atividades é fundamental, principalmente em períodos como o deste ano. Boa parte dos nossos alunos estão votando pela primeira vez e nessa discussão que existe hoje, eles se sentem perdidos. Esse tipo de trabalho gera uma consciência neles da importância política do voto em si, como da informação para conseguir votar com consciência”, avaliou.

A programação de Educação Cidadã da Aleam continua na manhã desta quarta-feira (21), com a participação de 75 alunos do ensino médio da escola de Manaus da Fundação Bradesco, localizada no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital, no projeto O Parlamento e o Estudante.