NOTÍCIAS

Ex-deputado Sabá Reis é homenageado na Assembleia em Sessão Especial de outorga da Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

20.jun.2022 14:45h
img
Foto: Danilo Mello

O clima festivo tomou conta do Plenário Ruy Araújo na manhã desta segunda-feira (20), com a entrega da Medalha Ruy Araújo ao ex-deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, Sebastião Reis, mais conhecido como Sabá Reis. A proposta foi uma iniciativa do deputado estadual Sinésio Campos (PT),  subscrita por outros 11 deputados, dentre eles o decano Belarmino Lins (Progressistas) e o atual presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

A Sessão que contou com as presenças de representantes políticos em nível federal, como o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Sidney Leite (PSD), além do prestígio de ex-deputados estaduais, do prefeito David Almeida (Avante), do ex-prefeito de Manaus e ex-senador Alfredo Nascimento e do ex-governador José Melo, além de populares que lotaram a Galeria do Povo.

Em discurso, Sinésio Campos destacou a generosidade e humildade de Sabá Reis na vida pública. “Em sua passagem pela Semulsp, ele deu uma nova cara para a cidade de Manaus, revitalizando praças públicas e cemitérios e tem um legado na assistência social, construído de longa data. Ele deu um olhar aos trabalhadores da limpeza pública em um momento crítico em que os ditos “invisíveis” sepultavam os nossos mortos pela Covid. Foi deputado estadual comigo nesta Casa, tivemos debates acalorados, homéricos aqui neste Plenário, mas nunca com arrogância ou desrespeito. Por isso digo que ele é um exemplo de quem sabe viver e conviver com os contrários. Isso demonstra a grandeza que temos de ter na vida, especialmente na vida pública”, disse.

Belarmino Lins falou em nome dos deputados estaduais sobre a impressão provocada pelo homemageado na vida pública como sinônimo de trabalho e atenção aos mais pobres. “Sabá Reis marca de forma indelével, o selo, a trajetória, o simbolismo por onde passa da marca do trabalho, da elegância, da disciplina, da amizade. Sem dúvida ele passou por dezenas de funções públicas, sempre estendendo suas mãos aos menos favorecidos. Com a tua participação, Sabá, com a tua contribuição, com teu entusiasmo, nós deputados fomos capazes de fazer um Parlamento que fizesse a diferença para o povo do Amazonas, dando dignidade para a população da capital e do interior”, declarou.

O senador Omar Aziz também falou da simplicidade e atenção dispensada por Sabá a todas as pessoas independente de influência ou de ser autoridade. “Você, meu amigo, realmente merece demais esta Medalha. Você sempre foi uma pessoa que sempre tratou todos de forma igual, desde os mais humildes como as autoridades com o mesmo carinho, esta é uma marca sua, é notável por qualquer pessoa essa característica. Quando ele cumprimenta os trabalhadores do cemitério, ele cumprimenta porque vê neles a importância do trabalho deles”, afirmou.

Em nome da família, a irmã de Sabá, Sandra Reis, desejou ao irmão sempre mais garra para continuar trabalhando pelo povo do Amazonas e o secretário municipal de Infraestrutura Renato Junior disse que aprendeu a ser mais humano com o exemplo de Sabá.

Sabá Reis se disse surpreso com a outorga da Medalha e destacou sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). “Na verdade, eu nem esperava, porque sempre me propus a homenagear as pessoas e assim já me sentia homenageado, mas então veio a generosidade do deputado Sinésio e tantos outros parceiros de Parlamento. E depois da Covid, eu agradeço muito a Deus poder estar vivendo este momento tão especial aqui, sinto-me extremamente honrado e vou procurar honrar mais ainda o povo do Amazonas, já que esta honraria representa isso: um reconhecimento de trabalho. E isto aflorou mais ainda com a oportunidade que me foi dada pelo prefeito David Almeida, de cuidar da cidade de Manaus, de cuidar dos cemitérios da cidade, da limpeza dos igarapés, e tantas outras ações à frente da Semulsp”, afirmou.

O prefeito David Almeida falou que a história política do Amazonas se confunde com a história política do homenageado. “Reunir um número significativo de personalidades expoentes e lotar uma galeria de servidores de uma secretaria não é para qualquer um, assim como não é para qualquer um passar por quase 42 anos de vida pública com diversos governos e governantes, e se manter na política como o Sabá Reis”, destacou.

 

Vida pública

Os primeiros passos da vida pública de Sabá Reis foram dados em 1982, quando foi eleito vereador por Manaus. Cinco anos depois, em 1987, assumiu pela primeira vez a cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde exerceu cinco mandatos consecutivos de deputado estadual.

Foi 1º secretário da Mesa Diretora e líder do PR na Aleam de 2009 a 2011. Foi, por duas vezes, secretário de Ação Social, do Estado e do Município, e presidente do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (Iebem), nos governos de Gilberto Mestrinho e Alfredo Nascimento, respectivamente.

Em 2014, Sabá Reis foi eleito deputado estadual do Amazonas pelo Partido da República, integrando a 18ª Legislatura de 2015 a 2018 e, em 2021, foi convidado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, para o comando da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

 

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam