NOTÍCIAS

Exposição fotográfica homenageia mulheres na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.mar.2022 15:56h
img
Foto: Ricardo Machado

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março, mas a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) programou uma série de eventos ao longo do mês para homenagear as mulheres. Na manhã desta terça-feira (22) foi realizada a abertura da exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram: Transformando Desafios em Conquistas”, promovida pela Comissão da Mulher, do Idoso e da Família, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), em parceria com o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV) e com o deputado Sinésio Campos (PT).

A exposição reúne 12 fotografias de mulheres, das mais variadas áreas profissionais, em um dia comum de trabalho. As imagens foram registradas pelos fotógrafos Joel Arthus, Luiz Ribeiro e Paulo Moura, que atuam com os deputados Roberto Cidade, Therezinha Ruiz e Sinésio Campos, respectivamente. A visitação é aberta ao público, no horário de 8h às 14, e fia em cartaz até o próximo dia 31.

As imagens foram captadas durante um “dia comum” de trabalho dessas mulheres, explicou a deputada Therezinha, falando que isso foi pensado para mostrar que o trabalho e a força da mulher estão no dia-a-dia da sociedade. “Essas mulheres são empoderadas e servem de exemplo, de inspiração, para outras mulheres”, declarou. Já o deputado Sinésio Campos falou que essas 12 mulheres representam milhões de mulheres, e chamou atenção para a luta por respeito e direitos que ainda hoje marcam a trajetória da mulher. “Não é apenas uma homenagem, é um chamamento para a luta diária das mulheres”, declarou.

Durante a cerimônia de abertura da exposição, as cantoras amazonenses Fátima Silva e Lucilene Castro realizaram apresentação musical em homenagem às fotografadas.

Homenageadas

Adelaide Araújo, servidora da Casa e uma das retratadas, falou da alegria por ter sido escolhida. “Ser convidada para representar tantas outras trabalhadoras é motivo de orgulho e sinto reconhecimento pela minha dedicação em apresentar sempre o melhor trabalho, e assim contribuir para a sociedade amazonense”, declarou.

A professora de educação física, ex-atleta e agora treinadora de atletismo, Marleide Borges, que atua no Centro de Alto Rendimento da Vila Olímpica, é também uma das homenageadas e falou da importância das mulheres buscarem sempre a capacitação e construção de uma carreira profissional. “Há 42 anos eu vivo o esporte, e eu digo que a mulher pode estar no lugar que ela quiser”, disse, falando ainda que “a mulher tem que buscar se preparar, aprender e daí ocupar os cargos que desejar”.

Skip to content