NOTÍCIAS

Exposição fotográfica na Assembleia Legislativa do Amazonas mostra cenas da Amazônia

Por Diretoria de Coumunicação

22.set.2021 13:57h
img
Foto: Dircom

A Exposição fotográfica do Projeto Ecos Amazônicos, com o título ‘Amazônia: a luta entre a vida e a morte’, do fotógrafo venezuelano Carlos Navarro, começou nesta terça-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (24), no hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Com mais de 30 registros fotográficos retratando cenas da região, como a pesca, as queimadas, os igapós, a poluição dos igarapés, as palafitas e a vista da orla do Rio Negro, Navarro busca mostrar a pressão contínua sofrida pela Amazônia, detentora do maior patrimônio biológico do planeta para sobreviver à exploração dos recursos e ao desmatamento e a retirada irregular de organismos para alimentar os laboratórios de grandes indústrias farmacêuticas ou de cosméticos.

De acordo com Navarro, a ideia da exposição nasceu, entre outras vertentes além da beleza histórico-arquitetônica, com a intenção de alertar os visitantes sobre a preservação da Amazônia. “Nós estamos contaminando, poluindo, e isso me preocupa. Tem também outro contexto, que é a derrubada das árvores e as queimadas que vão interferir no futuro de meus netos e tataranetos, por isso a dedicatória: aos filhos dos meus filhos, pois nesse contexto de destruição, eles vão sofrer as consequências do que estamos fazendo. É uma mensagem de alerta para o que estamos fazendo e para tentar reverter isso de alguma forma”, disse.

Ele comemorou o espaço para expor proporcionado pela Casa Legislativa.  “É muito bom a Assembleia abraçar essa ideia e abrir o espaço para esta mensagem, por meio da exposição, provocando uma reflexão nos visitantes”, afirmou.

Visitando a Assembleia, a médica veterinária Natasha Palma parabenizou o olhar do crítico do fotógrafo em captar não apenas as belezas da região. “É um registro que pode incomodar, em ver paisagens de cartão postal como a Ponte sobre o Rio Negro com águas poluídas, mas é legal a opção dele de não mascarar a realidade, porque infelizmente, a nossa realidade é essa mesmo”, declarou.

Na próxima sexta-feira (24), último dia de exposição na Assembleia, o fotógrafo será homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas, proposto pelo deputado estadual Angelus Figueira (DC).

O fotógrafo

Carlos Alberto Navarro Infante nasceu em Caracas/Venezuela, no ano de 1945, e reside em Manaus/Amazonas desde 1973, quando trouxe consigo o primeiro laboratório fotográfico para revelação à cores, focado na redução de custo e no tempo de processo (da entrega do filme ao recebimento da imagem impressa). Por isso, passou a ser reconhecido como o profissional pioneiro na região Norte do Brasil para realização desse serviço, trazendo na bagagem reconhecimento por trabalhos exercidos com paixão pelas imagens, pela luz e por recortes de momentos.