NOTÍCIAS

Federações e entidades esportivas do Amazonas são favoráveis à recriação da Sejel

Por Jeane Glay - Assessoria

14.mai.2021 8:23h
img
Foto: Mauro Smith

Nesta quinta-feira (13), durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), representantes de federações, associações e entidades ligadas ao esporte se posicionaram a favor da recriação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e ressaltaram a importância e a necessidade de se criar uma Lei de Incentivo ao Esporte no Amazonas.

De iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a Audiência foi realizada no plenário Ruy Araújo e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Amazonense de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias, representando o governador Wilson Lima (PSC); de representantes das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e de Saúde (SES-AM), além de representantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM), da Comissão de Esporte, Saúde e Bem-estar da OAB-Amazonas, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, Comissão de Esporte da Aleam e presidentes de federações esportivas do Estado.

De acordo com João Luiz, a necessidade de recriação da Sejel é unânime entre as entidades ligadas ao esporte no Amazonas. “Realizamos, hoje, um amplo debate sobre a importância da reativação da Secretaria de Esportes. Mas, a nossa meta, é recriar a Sejel com projetos definitivos do esporte para o Amazonas, com planejamento paras poder chegar às comunidades e, principalmente, ao chegar ao interior do Estado. O Amazonas é um celeiro de talentos no esporte, mas precisam ser garimpados e contar com o apoio do Poder Público para aprimorar e despontar em nível nacional. Para isso, é imprescindível a recriação da Sejel”, afirmou o parlamentar.

Na próxima semana, com data a ser definida, será realizada uma reunião técnica para debater, analisar e formular a recriação da Sejel.

“Com o apoio e participação das federações, associações e entidades esportivas, realizaremos uma reunião técnica para discutirmos e formularmos um indicativo a ser enviado ao governador Wilson Lima, para que, por meio de Mensagem Governamental encaminhada à Casa, seja recriada a Sejel”, explicou João Luiz, ao afirmar que, a partir da reativação da secretaria, o esporte do Estado poderá receber recursos federais, como os da Lei Pelé, que fomentará o esporte comunitário e de alto rendimento no Estado.

“A recriação da Sejel é de grande importância e um instrumento imprescindível para fazer esporte no Amazonas. Somado a isso, deve ser implantada uma Lei de Incentivo ao Esporte, todo estado tem uma lei, para que nossas federações sejam legalizadas e busquem esse incentivo, assegurando um suporte maior a todos nós que fazemos o esporte de alto rendimento. Acreditamos que uma legislação irá fomentar as nossas atividades para desenvolver o esporte no Estado”, ressaltou o presidente da Federação Amazonas de Vôlei (FAV), Tadeu Picanço.

O diretor-presidente da FAAR, Jorge Elias, afirmou que levará todas as demandas ao governador Wilson Lima e acrescentou que a recriação da Sejel irá fortalecer as ações e atividades desenvolvidas, hoje, pela FAAR.

“O Governo do Estado está aberto a propostas. A Audiência foi de suma importância, uma vez que pude ouvir das federações e de pessoas ligadas ao esporte todas as demandas, as quais levarei ao governador. Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos para criar políticas públicas para o esporte no Amazonas”, afirmou Jorge Elias.

Esporte é vida

Além dos gestores e representantes do esporte local, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, também destacou a importância da recriação da Sejel como forma de promoção da saúde aos amazonenses. “A discussão de hoje é muito válida e demonstra o quanto o parlamento e a sociedade como um todo estão atentos para a importância da promoção da saúde, por meio do esporte, para prevenir doenças. Isso é um grande avanço. O Estado precisa de políticas públicas voltadas para o esporte e a recriação da secretaria de esporte será um avanço para tratar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Mourão.

Na mesma esteira de Mourão, João Luiz afirmou que o esporte, por meio da atividade física, é uma ferramenta fundamental para quem foi acometido pela Covid e, também, para prevenir maiores danos aos que, porventura, forem infectados. “A recriação da Sejel é uma decisão governamental que irá impactar na vida da população amazonense”, concluiu.

Indicação

Tramita na Aleam uma indicação do deputado João Luiz que propõe ao governador do Estado, Wilson Lima, a recriação da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A pasta foi extinta em 2019 e, desde então, segundo o parlamentar, todos os projetos, programas e eventos de esporte foram paralisados na capital e no interior do Estado.

A Sejel fundiu com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), adotando a nomenclatura Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).