NOTÍCIAS

Felipe Souza destaca a importância da qualificação de Organização Social para gerir Centro de Bionegócios da Amazônia

Por Assessoria de Comunicação

04.mai.2023 13:34h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Na Sessão Plenária da última quarta-feira (04/05), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), falou sobre a assinatura do decreto que qualifica a Organização Social (OS) sem fins lucrativos que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Ação fundamental para ampliar pesquisas, desenvolvimento e inovação por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. O decreto foi assinado em cerimônia no Palácio do Planalto.

O CBA tem como objetivo criar alternativas econômicas inovadoras e sustentáveis para aproveitar a biodiversidade amazônica, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região com sustentabilidade. Por meio de pesquisas com matérias-primas locais, desenvolvem-se medicamentos, alimentos, cosméticos e até energias renováveis.

Felipe Souza destacou os benefícios que a ação trará à Organização Social qualificada para gerir o CBA. “Essa ação vai permitir que a captação de recursos seja ampliada e que o desenvolvimento Biotecnológico no Amazonas seja ainda maior, atraindo muitos investidores. Vejo como um grande propulsor da economia para o nosso estado”, declarou.

O governador em exercício do Amazonas, Tadeu de Souza, declarou que a assinatura é “uma conquista e uma superação” que irá resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, com soluções inovadoras.

CBA – O Centro de Bionegócios da Amazônia é composto por mais de 30 unidades componentes, dentre as quais laboratórios, unidades de apoio tecnológico, unidades de apoio técnico e áreas administrativas, todas dotadas de modernas instalações.

Organização Social  O edital de chamamento público para a escolha do gestor, como OS, foi lançado em 2022 para posicionar o CBA como centro de inteligência, apoio e fomento às iniciativas que promovam o aproveitamento econômico, racional e sustentável da biodiversidade da região amazônica. A qualificação da Organização Social é uma importante conquista para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.