NOTÍCIAS

Felipe Souza encaminha ao Senado Moção de Apoio ao PL do piso salarial do Enfermeiro

Por Assessoria

12.mai.2021 15:27h
img
Foto: Dircom

Com a proximidade do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, várias ações estão sendo realizadas em prol da classe. Na área da saúde, o papel desempenhado por esses profissionais são de extrema importância.

No início deste mês, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), encaminhou ao Senado Federal uma Moção de Apoio à aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2.564/2020, de autoria do Senador Fabiano Contarato (Rede/ES), que institui o piso salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada. No apelo, o parlamentar pede que os senadores apoiem e deem tramitação de urgência ao PL.

“É um Projeto necessário, relevante, que tenta amenizar uma injustiça ocorrida com os trabalhadores da enfermagem há décadas e que, infelizmente, após um ano de pandemia, ainda encontra-se em discussão e sem aprovação no Senado”, justificou o deputado.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) indicam que mais de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem têm enfrentado duras rotinas de trabalho na maior crise sanitária dos últimos anos que é a pandemia de Covid-19, um cenário que fica ainda pior devido as desigualdades salariais. Em alguns Estados do Brasil, as disparidades são mais intensas e o salário médio de um enfermeiro pode ser inferior a dois salários mínimos.

De acordo com o enfermeiro Marcos Paulo, o piso salarial é uma luta que a categoria já enfrenta há alguns anos, “… e é pra valorizar mais ainda o profissional que fica 24 horas ao lado do paciente, dispondo de todos os cuidados. O mínimo que gostaríamos de ter é a aprovação da nossa PL. O profissional de saúde deixa seus familiares pra se arriscar, correndo riscos biológicos não só com o coronavírus, mas outros tipos de infecções também. Para termos uma qualidade de vida temos que ter dois empregos, então essa PL vai dar qualidade de vida ao profissional de saúde”, enfatizou o profissional.

“Só no Amazonas nós temos mais de 52 mil profissionais dessa área, os enfermeiros vivenciaram um caos durante as duas ondas da pandemia de Covid e merecem, mais do que nunca, serem reconhecidos de forma justa pelo trabalho que realizam”, complementou Felipe.