NOTÍCIAS

Felipe Souza propõe que pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica tenham direitos assegurados no Estado

Por Assessoria de Comunicação

15.ago.2022 14:15h
img
Foto: Divulgação Assessoria

De autoria do deputado estadual Felipe Souza, (Patriota) tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 665/2021, que visa incluir como portadoras de deficiência física, pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para fins de fruição dos direitos assegurados Constituição do Estado do Amazonas e na legislação infraconstitucional de proteção às pessoas com deficiência.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa de causa desconhecida que provoca a destruição dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos voluntários, levando a uma paralisia progressiva que acaba impedindo a execução de tarefas simples como andar, mastigar, falar ou respirar.

Estima-se que existam entre 2 a 7 casos da doença para cada 100 mil pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente no Brasil surgem 2.500 casos novos por ano.

“A ELA é uma doença muito agressiva. Imagina você parar de falar e andar de uma hora para outra? A doença ainda não tem cura, mas o tratamento com fisioterapia e remédios ajuda a atrasar sua evolução. Se o PL for aprovado, vai garantir a essas pessoas, que já sofrem tanto, usufruir de direitos assegurados na Constituição voltados aos deficientes. Uma ajuda a mais nessa luta tão dura.” ressaltou o parlamentar.