NOTÍCIAS

Fenapred, presidida pelo deputado João Luiz realiza ação de conscientização na Aleam sobre o Setembro Amarelo

Por Assessoria de Comunicação

01.set.2023 19:24h
img
Foto: Mauro Smith
A Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) iniciou nesta sexta-feira (1º), uma ação de conscientização para servidores e o público em geral no Poder Legislativo, em relação ao Setembro Amarelo, mês alusivo a prevenção ao suicídio.
“No Setembro Amarelo nós teremos várias ações. Ela iniciou na última sessão no plenário Ruy Araújo na quarta-feira (30), onde distribuímos para os deputados laços e informações sobre a campanha. Hoje nós entregamos cartinhas, laços e fizemos aqui na Casa Legislativa a soltura de balões para concientizar e prevenir as pessoas sobre o suicídio”, afirmou o deputado estadual João Luiz, que também é presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A psicóloga Priscila Goulart explica que a campanha do Setembro Amarelo é uma ferramenta no combate a esse problema que atinge a sociedade.
“Uma vez que traz o assunto para discussão, a campanha também oferece apoio e orientação para pessoas que estão passando por esta problemática. É uma bela iniciativa do deputado João Luiz”, informou a especialista.
Goulart também destaca que a prevenção ao suicídio não se limita somente ao aspecto de saúde,  mas ao biológico, físico, psicológico, político,  cultural e religioso.
“O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. O número deste tipo de situação vem crescendo consideravelmente, sendo uma das três maiores causas de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos. Falar desse tema é uma forma de quebrar o tabu que envolve e permite que as pessoas peçam ajuda. É importante acolher essas pessoas, ouvi-las e incentivar a buscar ajuda especializada para cuidar da saúde mental”, frisou.
A Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Aleam  e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale realizarão o Encontro Parlamentar de Políticas Públicas sobre Saúde Mental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no dia 28 de setembro e o 3° Simpósio: Prevenção é Solução, além da campanha Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio, que acontecerá no município de São Gabriel da Cachoeira, no dia 29  de setembro.