NOTÍCIAS

Fetape-AM comemora um ano de atividade com lançamento de site voltado para pescadores

Por Assessoria

30.jun.2021 9:29h
img
Foto: Dircom

O lançamento do site (fetapeam.com) aconteceu na manhã de terça-feira (29), na sede da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM), no Centro de Manaus, durante os festejos de um ano da organização, que contou com a presença da categoria e entidades interessadas no assunto.

“Para nós é um momento de orgulho porque estamos entrando na era digital e isso vai permitir que os pescadores do interior possam conhecer os parceiros que estão nos dando as mãos como alguns comerciantes, empresários e lideranças políticas. Por meio do site será possível o pescador realizar sua compra direto dos comerciantes que apoiam a nossa causa, então, o site surge para melhorar a vida da nossa categoria”, argumentou o presidente da Fetape-AM, João Vieira da Silva (Negão).

“O site é uma grande conquista para a categoria, principalmente, porque gera representatividade e visibilidade aos pescadores e pescadoras artesanais da nossa região, os verdadeiros fiscais da Amazônia. E, nesse momento, que tanto se fala em tecnologia, nada mais justo que  implementar mais essa ferramenta a essa classe trabalhadora”, destacou a titular da Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead), Inês Carolina Simonetti.

O prédio, onde funciona, atualmente, a sede da Fetape-AM, ficará cedido à categoria por um período de 25 anos, devido a articulação do deputado estadual Sinésio Campos (PT) junto ao governo do Amazonas. O local está disponível para a categoria desde o dia 15 de março, deste ano. Segundo o parlamentar, o prédio será um local que fomentará conhecimento, cultura, lazer e acolhimento aos pescadores artesanais.

“Nossa luta é garantir aos pescadores e pescadoras artesanais, da nossa Amazônia, um ambiente em que possam usufruir de diferentes maneiras, contemplando o conhecimento, por meio de cursos oferecidos dentro dessa sede, fomentando a economia e cultura, através da produção e venda do artesanato, a criação de um acervo cultural científico sobre a história do pescador do Amazonas, bem como o acolhimento dos familiares e dos próprios pescadores oriundos do interior que, vez ou outra, precisam vir até Manaus, por motivos diversos”, concluiu o deputado estadual Sinésio Campos.

Participaram do lançamento do site da Fetape-AM o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Tomas Sanches, o secretario executivo adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa), Leocy Cutrim, o gerente Executivo do INSS, Raimundo Pereira, o secretário de Esporte de Santa Isabel do Rio Negro, Evandro Alberto, os vereadores de Santa Isabel do Rio Negro Estevo Garrido (PP) e Rafael Deno (PL), os deputados estaduais Álvaro Campelo (Progressista) e Saullo Vianna (PTB), o superintendente do Patrimônio da União no Amazonas (SPU-AM),  Alessandro Choen, a titular da Sead, Inês Carolina Simonetti, o presidente da Fetape-AM, João Vieira da Silva (Negão) entre outras entidades de classe dos trabalhadores da pesca, no Amazonas.