NOTÍCIAS

Gerência de Educação Cidadã da Assembleia Legislativa divulga atividades da semana

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

04.abr.2022 14:29h
img
Foto: Danilo Mello

A primeira semana de abril (5 a 8) marcará o início das atividades do programa Parlamento Jovem, com a eleição dos primeiros alunos deputados que participarão da 14ª edição e as visitas dos estudantes ao Parlamento, dentro programa Conhecendo o Legislativo. Os programas são coordenados pela Gerência de Educação Cidadã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e recebem alunos da rede estadual de educação para participar de palestras sobre política, voto consciente e cidadania.

Abrindo a semana, na terça-feira (5), 60 alunos do 9º do Ensino Fundamental da Escola Estadual Almirante Batista, localizada na Vila Buriti, zona Sul de Manaus, estarão na Escola do Legislativo Senador José Lindoso para participarem de palestra sobre origem da política, divisão dos poderes e direitos e deveres de todo cidadão. “Os alunos do Ensino Fundamental participam do programa Conhecendo o Legislativo, para que já tenham noção sobre a cidadania e o papel do cidadão”, explicou a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo.  Na quinta-feira (7), será a vez de outras turmas do 9º ano também da Escola Estadual Almirante Batista.

 

Parlamento Jovem

Na quarta (6) e sexta-feira (8), os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira e Escola Estadual Milburges Bezerra de Araújo, respectivamente, estarão na Casa Legislativa para participar do programa Parlamento Jovem. “Iniciaremos mais uma edição do Parlamento Jovem, sempre com o compromisso de sensibilizar esses alunos para que entendam as consequências das escolhas coletivas, do voto consciente e o papel do parlamento estadual”, disse Serejo.

O programa foi criado pela Resolução Legislativa nº 375/2005 e promove palestras para alunos do Ensino Médio sobre política, corrupção, democracia, papel dos deputados, como são feitas as leis, dentre outros temas.

Os estudantes representantes das escolas participam de uma jornada de atividades parlamentares, na Escola do Legislativo e, no Plenário Ruy Araújo, período em que elaboram Projetos de Lei.