NOTÍCIAS

Golpes em consórcios, Tecnologia 5G e pagamento de profissionais da Saúde são debatidos na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.fev.2022 12:34h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Sessão Ordinária desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi marcada pelos alertas do deputado Álvaro Campelo (Progressistas) aos golpes que estão sendo praticados em relação a cotas de consórcio contempladas e também pelas denúncias do deputado Wilker Barreto (sem partido) a respeito de falta de pagamento de prestadores de serviços e cooperativas em hospitais do Estado.

Álvaro Campelo explicou que os golpes, envolvendo cartas de crédito contempladas, estão sendo oferecidas por criminosos por valores muito menores que os praticados no mercado. O parlamentar esclareceu como funciona o golpe. Ele disse que os criminosos oferecem bens móveis e imóveis, a preços atrativos com condições de pagamento irrecusáveis e, a partir disso, requisitam valores em espécie para liberação de empréstimos e consórcios.

“Antes de assinar o contrato, solicite à administradora uma cópia da ata da assembleia da qual a cota foi contemplada. Não acredite em venda de cotas contempladas, nem em entrega da carta de crédito em datas pré-determinadas. Antes de fechar qualquer negócio, pesquise sobre a reputação da empresa ou do vendedor”, orientou o parlamentar sobre como  evitar que os consumidores caiam em golpes.

Já Wilker Barreto denunciou o atraso no pagamento de cooperativas e fornecedores dos Hospitais Dr. Fajardo, 28 de agosto e Francisca Mendes. De acordo com o deputado, mesmo com dinheiro em caixa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) não está realizando os pagamentos. “Peço à base do Governo do Estado que fale com o secretário Anoar Samad e averigue as denúncias de servidores, terceirizados e prestadores de serviço que estão sem receber”, apelou.

 

Tecnologia 5G

Em seu pronunciamento, o deputado Serafim Corrêa (PSB) subiu à tribuna para falar da tecnologia de telefonia celular 5G que, segundo ele, não estará disponível em Manaus, por falta de legislação adequada. “Apenas doze capitais estão preparadas para receber a nova tecnologia e Manaus não é uma delas. Mas, a informação que recebo da prefeitura é que a elaboração do projeto está na fase final, pois o primeiro passo é a necessidade de regras claras sobre a instalação das antenas”, afirmou o parlamentar, que acrescentou ser necessária a adequação da legislação nas cidades no entorno de Manaus e também nos municípios-polo das calhas dos rios.

 

CPI da Amazonas Energia

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), falou sobre a visita da Comissão à cidade de Barcelos (distante a 399 km de Manaus), nesta sexta-feira (18).

“Estaremos na primeira reunião itinerante da CPI da Amazonas Energia, fora de Manaus, e já temos informações de que a prefeitura de Barcelos não recebe da concessionária a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), o que caracteriza apropriação indébita da Amazonas Energia”, denunciou.