NOTÍCIAS

Governador destaca trabalho do deputado Cabo Maciel em favor da Segurança Pública Pública do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

01.fev.2022 15:10h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante a solenidade da leitura da Mensagem Governamental, com abertura dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura ocorrida na manhã desta terça-feira (1º/02), o deputado Cabo Maciel (líder do PL), teve seu nome destacado pelo governador Wilson Lima. “Eu quero fazer um reconhecimento a um grande lutador da Segurança Pública do Amazonas,  o presidente da Comissão de Segurança Pública deputado Cabo Maciel, foi Servidor da Polícia Militar e continua acompanhando o dia a dia da Corporação e tem nos ajudado muito em busca da valorização desse homem, dessa mulher que está nas ruas para proteger a nossa sociedade” destacou o governador.

 

Segurança Pública

Prosseguindo com a leitura da Mensagem, o governador Wilson Lima destacou a implantação de 500 câmeras em  Manaus para fechar o cerco contra a criminalidade. “É o nosso paredão. Ele faz parte do programa Amazonas mais seguro, que foi lançado neste ano com investimentos estimados em R$ 280 milhões. O sistema de vídeo monitoramento, com tecnologia capaz de auxiliar na prevenção investigação e solução de crimes como roubos furtos e homicídios sendo importante aliado no trabalho integrado das forças de segurança. No primeiro mês do paredão aumentamos em 12,4% a quantidade de veículos apreendidos, o sistema respondeu por 58% das apreensões, ou seja, de cada 10 carros roubados recuperados seis foram com ajuda do paredão certos de que nenhuma tecnologia no mundo apresenta resultado sem a presença humana”, destacou.

O governador salientou ainda que,  para operá-lo, foi lançado o novo Concurso Público com 2.525 vagas para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran)e Secretaria de Segurança Pública. “Esse é um marco para o Amazonas, pois havia mais de uma década que não era feito concurso para essas áreas. Outro marco feito quando nomeamos ano passado 404 policiais militares que foram aprovados no concurso de 2011 além de 483 Bombeiros da área da saúde aprovados no certame de 2019, isso teve um esforço muito grande do Governo do Estado do Amazonas teve também o esforço muito grande dessa Casa para que a gente pudesse chegar aí esses investimentos e o reconhecimento desses profissionais.

 

Saúde

Com relação a saúde, Wilson Lima, disse que livros de história que registraram a explosão de mais de 360 milhões de contaminados por Covid no mundo a agressividade da P1 e o poder de contaminação da Omicron de igual modo haverá de ser registrado o maior nível já alcançado pelas águas dos nossos rios que nos remete a maior cheia de que se tem na história e se tem notícia no Estado do Amazonas.

O governador lembrou  que o desafio foi imenso, mas as respostas foram rápidas e eficientes, sobretudo nas áreas da saúde e da Assistência Social e ao mesmo tempo teve que manter a economia em equilíbrio.

A pandemia e a enchente permitiram ao governo criar o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas Estadual. Foi lançado ainda em 2020 para possibilitar a segurança alimentar às famílias em situação de extrema pobreza que receberam r$ 600 em três parcelas em 2021 ampliou o alcance do auxílio estadual para 121 mil famílias garantido alimento para milhares de pessoas afetadas pela pandemia e pela cheia histórica, também prestou auxílio a trabalhadores da cultura Esporte e turismo.

 

Educação

Na área da educação, o governo lançou o programa Educa mais Amazonas com investimentos históricos na ordem de 400 milhões de reais 113 projetos prioritários contemplando tanto estado quanto os municípios foi o início de um trabalho de fortalecimento das 62 prefeituras do Amazonas com o pronto para aula entregamos 450 mil kits escolares aos nossos alunos e 24 mil kits de material pedagógico para os professores com contrato digital oferecemos aulas de reforço para 113 mil alunos do Ensino Fundamental e do ensino médio.

Wilson Lima ressaltou que fez algo, que ninguém tira dos professores fez questão de reconhecer o trabalho e a dedicação de cada servidor do estado pagando o maior abono Fundeb da história do Amazonas para todos os servidores da Educação. Anunciou também um reajuste salarial de 9,19% referente à data-base de 2020/21 para 32.472 servidores e com educação premiada este ano com ajuda da Assembleia Legislativa porque esse projeto foi aprovado na Aleam por unanimidade e o governo vai pagar 14º e 15º salários dos professores que atingirem as metas.