NOTÍCIAS

Governo do Amazonas ultrapassou todos os limites e desrespeitou os três poderes ao grampear autoridades

Por Assessoria de Comunicação

12.mai.2022 7:55h
img
Foto: Márcio James

Na manhã desta quarta-feira (11), o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) levou para discussão, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a declaração do delegado Samir Freire, ex-secretário executivo adjunto de Inteligência da gestão Wilson Lima, de que o ex-secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, homem diretamente ligado ao governador do Estado, utilizava a “maleta espiã”, equipamento que também é conhecido como Guardião, para monitorar conversas telefônicas de autoridades do Judiciário (TJAM) e do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM).

“Esse depoimento do delegado Samir é muito grave, porque significa que o Estado ultrapassou todos os limites e desrespeitou os três poderes e não respeitou a Constituição Federal. Dessa forma, está comprometida a liberdade de expressão das pessoas, assim como está comprometida a vida pessoal e profissional das pessoas. E agora nós entendemos que muita coisa não anda de fato e de direito no Estado. Nós precisamos de respostas claras. E nesse momento, eu estou pedindo uma auditoria, junto com outros deputados, para saber se prefeitos, ex-prefeitos, secretários e vereadores foram grampeados pelo Guardião, que está à disposição do governador com uma pessoa de confiança dele”, ressaltou o deputado Dermilson Chagas, no plenário Ruy Araújo.

A fala do deputado aconteceu durante o Grande Expediente da Aleam, que é o momento em que os parlamentares dispõem de mais tempo regimental para se pronunciarem e no qual os seus pares podem fazer apartes. O discurso do deputado Dermilson Chagas recebeu apoio dos deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Serafim Corrêa (PSB). Os dois parlamentares parabenizaram a iniciativa de Dermilson Chagas em levar o assunto para discussão na tribuna e destacaram que o fato é de extrema gravidade porque, além de invadir a privacidade, que deveria ser inviolável, ainda lança sobre o Governo do Estado questionamentos sobre os motivos que levam a atual gestão utilizar esse tipo de procedimento com pessoas públicas.

O deputado Dermilson Chagas disse que é necessário que a Aleam aprove o seu requerimento solicitando a presença do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, para dar as respostas que os parlamentares e a sociedade precisam receber.

“Por que grampear autoridades? Qual o objetivo? Qual foi o propósito? Foi a mando de quem? Tudo isso precisa ser esclarecido, porque o governador Wilson Lima tem inúmeras denúncias, responde a vários processos e já foi alvo de operações da Polícia Federal, e hoje vimos, na imprensa, que noticiou o depoimento do delegado Samir, que o Governo do Estado rompeu todos os limites constitucionais. O Amazonas não pode virar uma terra sem lei”, desabafou o deputado Dermilson Chagas.

 

 

COORDENAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA