NOTÍCIAS

Grupo Gamma é homenageado em Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Thiago Monteiro

16.out.2021 0:14h
img
Foto: Mauro Smith

O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) foi homenageado pelos 12 anos de serviços de amparo a mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além dos serviços prestados à sociedade amazonense com uma Sessão Especial nesta sexta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado estadual João Luiz (Republicanos), autor da homenagem na Casa Legislativa, parabenizou a fundadora e diretora do Gamma, Oriona Ohse por criar um grupo que ajuda as mulheres a vencer a luta contra o câncer de mama.

“Ao longo dos anos, a senhora Oriona vem plantando sementes para que famílias vençam obstáculos e fiquem alegres perante adversidades. Isso são motivos de aplausos, condecorações e elogios”, disse o parlamentar.

Conforme o republicano, indicativos serão realizados no Poder Legislativo para os governos do Estado do Amazonas, Federal e Municipal possam ajudar o Grupo Gamma.

“Para o ano que vem vou destinar emenda parlamentar para o Gamma, principalmente, por desenvolver trabalhos relevantes prestados ao Estado do Amazonas. A nossa equipe vai encaminhar um Projeto de Lei para conceder o Título Cidadã amazonense à diretora do grupo, Oriona Ohse”, destacou o deputado João Luiz.

Para o diretor-presidente da Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, essa homenagem tem um ponto de vista social importantíssimo para o Estado.

“Nós estamos sempre de portas abertas para o Grupo Gamma e também estamos à disposição de outras Organizações não Governamentais (OnG). O deputado João Luiz tem uma visão médica e social, e essa ação do Grupo Gamma aqui na Assembleia Legislativa  tem um impacto muito positivo, ou seja, é uma homenagem grandiosa”, frisou Mourão.

Oriona Ohse afirmou que é muito importante o reconhecimento do trabalho do Gamma, principalmente, com as mulheres que são acolhidas na FCecon e no grupo.

“Todo dia é dia de combater o câncer, todo dia é dia da mulher, todo dia é dia do ser humano, então, precisamos estar 24 horas empenhados com a nossa vida para plantar sementes para as outras pessoas que necessitam de apoio. A prevenção deve acontecer todo dia e não só no mês de outubro”, explicou Ohse, que indicou a construção do Hospital do Amor de Manaus para atendimento de pessoas com câncer.

De acordo com a deputada Terezinha Ruiz (PSDB), Oriona luta há muito tempo com o Grupo Gamma pelas mulheres do Estado e a homenagem é mais que justa.

“Nós reconhecemos que a Oriona não pensa só nela, mas principalmente nas outras mulheres que estão passando por um momento difícil, onde é dado apoio, o ombro amigo e até choro junto com essas mulheres. Oriona é uma mulher guerreira e sensível a essa causa”, discursou a parlamentar.

A solenidade também contou com representantes da coordenadora do Centro de Referência da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eliana Domingues, capitã da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Franciane Oliveira, comandante da Ronda Maria da Penha, tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Aline Almeida, a assistente social Neide Negreiros, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), professora Maria Luíza, que é vice-presidente do Lar das Marias, capitã de Corveta da Marinha do Brasil, Bárbara Carvalho e dentre outras autoridades.