NOTÍCIAS

Homenagem póstuma a Jefferson Peres e título de cidadão a Ciro Gomes são destaques de Adjuto Afonso na Aleam

Por Assessoria de Comunicação

18.mar.2022 11:52h
img
Foto: Ney Xavier

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou na última quinta- feira (17), uma homenagem póstuma ao senador José Jefferson Carpinteiro Peres, pela sua trajetória política relativa aos interesses coletivos e bem estar da sociedade. O autor da propositura, deputado Adjuto Afonso (PDT), relembrou a atuação marcante e histórica do saudoso senador da República, que completaria 90 anos dia 19 de março.

“Ressalto o meu respeito por toda história do nosso saudoso Senador e é com grata satisfação que sou o autor dessa propositura que contou com o apoio de todos os meus colegas parlamentares. Foi um pedido especial de membros do PDT, como por exemplo, o professor Ademir Ramos, aqui presente, pois somos todos entusiastas da trajetória política do senador”, destacou o deputado.

O deputado Dermilson Chagas (Podemos), representou os demais parlamentares durante a solenidade, e reforçou as palavras de Adjuto Afonso sobre o homenageado.

Roger Peres, filho de Jefferson Peres, agradeceu ao deputado Adjuto Afonso e fez um breve histórico relatando as conquistas e prestando homenagem às nobres causas realizadas por seu Pai, assinalado por ele como professor, vereador, senador, escritor, orador, cidadão, homem rígido, homem culto, homem de bem, bom e um farol que iluminou e que sempre iluminará enquanto houver bons combates a serem combatidos.

“Agradecemos e parabenizamos ao deputado Adjuto Afonso por essa propositura. Hoje falamos de um homem que teve vida pública reconhecida por milhares de amazonenses e tantos brasileiros que o acompanhavam de perto ou à distância. Homem de postura coerente, duro, contundente não aceitava barganhas quando se tratava da ética e zelo pela causa pública. Sempre lutando em prol da cidadania, com a viabilização de grandes projetos sempre com interesse social”, relatou Roger.

Na oportunidade, o deputado Adjuto Afonso também entregou o Título de Cidadão do Amazonas ao pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes. O Projeto de Lei de no. 718, foi aprovado pela Casa Legislativa ainda em 2019. Durante seu pronunciamento, o deputado justificou a entrega da honraria pelo fato do homenageado ter um exitoso histórico dedicado às políticas públicas em favor do Amazonas, com destaque à tarefa de proteger a Zona Franca de Manaus.

“Relembro que enquanto Ministro da Fazenda, no período de 1994 a 1996, Ciro Gomes implementou a política de estabilização do Plano Real, ressaltando a grandeza e manutenção da integridade ao modelo ZFM, principal vetor econômico do Estado. Dentre outros episódios, destaco, que, como Ministro da Integração Nacional, no período de 2003 a 2006, Ciro Gomes se empenhou na revitalização da Sudene e, particularmente, da Sudam, com foco no desenvolvimento da Amazônia na perspectiva de combater a pobreza. Ele se preocupa com a geração de emprego e renda sendo um defensor da Zona Franca de Manaus”, relembrou Adjuto.

Presente na solenidade, o já declarado pré-candidato agradeceu e parabenizou o deputado Adjuto Afonso por ser o autor de ambas as proposituras.

“Parabéns ao Amazonas e ao deputado Adjuto Afonso. Me sinto honrado não só em receber o Título de Cidadão do Amazonas, mas também por ser nessa data de homenagem ao nosso eterno senador Jefferson Peres que tanto nos faz falta. Destacamos a honra, a ética, e, outro atributo que é a prevalência da não ignorância no Brasil. Hoje, recebendo essa honraria, me remeto às conquistas que tivemos quanto à defesa do polo industrial. Daqui desta cidade sai 8% da produção industrial brasileira e eu fico impressionado como pode existir um governo que não defende a Zona Franca de Manaus. Agradeço o gesto generoso que me compromete mais ainda com o território amazônida. Saio mais energizado e me sentindo mais capaz de poder com trabalho, lutar por um Brasil melhor como nos ensinou Jefferson Peres”, disse Ciro.

A solenidade também contou, ainda, com a participação de familiares, amigos, políticos e correligionários. O deputado Carlinhos Bessa (PV), abriu a solenidade. A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) participou e ainda presidiu por um momento a mesa de autoridades.

 

 

 

 

 

Nívia Rodrigues

(92) 99983-6147 / 3183-4330

Skip to content