NOTÍCIAS

Hospital Adriano Jorge amplia serviço de videolaparoscopia por meio de emenda de Dermilson Chagas

Por Assessoria de Comunicação

08.nov.2021 16:26h
img
Foto: Aguilar Abecassis

O centro cirúrgico da Fundação Hospital Adriano Jorge, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ampliou a oferta de procedimentos de videolaparoscopia após a compra de equipamentos e material permanente que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Dermison Chagas (Podemos).

O parlamentar destinou R$ 250 mil em 3 fevereiro de 2021 para que fossem comprados e instalados equipamentos videolaparoscópicos na unidade hospitalar. A emenda foi atendida por meio do Decreto nº 43378, de 8 de fevereiro de 2021.

A máquina comprada é utilizada principalmente para a realização de exames complementares de apoio e diagnóstico e também nos procedimentos cirúrgicos. Neste ano, a unidade hospitalar já realizou um total de 340 exames de endoscopia e 171 de colonoscopia. O equipamento dará suporte a uma média de 600 cirurgias que estão na fila de espera.

A videolaparoscopia pode ser feita para confirmar doenças já suspeitadas pelos médicos ou para se executar um tratamento, como a retirada de um órgão ou parte dele. E esse tipo de técnica cirúrgica é de extrema importância no tratamento do paciente porque é minimamente invasiva, porque é feita com o auxílio de uma endocâmera no abdômen.

 

Melhoria da saúde da população

O deputado Dermilson Chagas contou que direcionou a emenda para o hospital após receber o pedido do diretor de Ensino e Pesquisa da instituição, o médico-cirurgião Sidney Chalub. O parlamentar destacou que atendeu ao pedido porque o equipamento é importante para melhorar a saúde e, por extensão, a qualidade de vida da população, e também porque quer ajudar a Fundação Hospital Adriano Jorge, que possui um excelente quadro de profissionais dedicados ao trabalho em prol da população.

“Essa máquina tem ajudado demais a população do nosso estado para fazer diversos exames e, graças a ela, diminuiu o tempo de permanência do paciente no hospital, reduzindo-se, com isso, os custos de internação. Então, o benefício que essa máquina está trazendo é muito grande. Quero agradecer ao Governo do Estado que pagou as emendas e que entendeu a importância do equipamento para a população do Estado. Não se trata de atender um deputado, mas sim de atender a demanda de uma população que precisa de equipamentos como esse para melhorar a sua saúde”, comentou Dermilson Chagas.

 

Ampliação do atendimento

Sidney Chalub disse que a emenda foi importante porque possibilitou que o centro cirúrgico fosse dotado desses novos equipamentos para a realização de exames. O médico explicou que a Fundação Hospital Adriano Jorge pretende, em breve, ampliar o atendimento de pacientes, aceitando casos provenientes de outras unidades hospitalares da rede estadual de saúde.

“Na verdade, nós fazemos endoscopia e colonoscopia diariamente, então, nós temos uma demanda de pacientes da Fundação Hospital Adriano Jorge, mas nós queremos expandir isso para a rede hospitalar do Estado. Com relação à cirurgia, nós temos 600 pacientes com doenças de vesícula que serão atendidos e, com isso, nós vamos minimizar essa fila. Então, muitos dos pacientes que estão sofrendo com dor na vesícula virão para cá e nós vamos fazer esse procedimento minimamente invasivo, no qual o paciente é operado em um dia e vai embora no dia seguinte”, comentou o médico.

O profissional agradeceu ao deputado Dermilson Chagas por ter atendido o pedido. “Eu queria agradecer essa emenda, esse olhar para a nossa saúde. Então, com essa emenda, se modernizou, trazendo essa cirurgia laparoscópica. Com isso, nós vamos fazer a prevenção de muitos cânceres e vamos fazer o tratamento de muitos pacientes que antigamente não tinham como ser atendidos, especialmente pacientes que têm cirrose ou os que têm algum sangramento intestinal. Então, quero agradecer ao deputado Dermilson Chagas e a todos que acreditaram nesse projeto e, certamente, com isso, nós vamos melhorar a saúde da população do Amazonas, que vai ter dignidade”, enfatizou Sidney Chalub.

 

 

Coordenação da Comunicação do Deputado Dermilson Chagas: Guilherme Gil e Kelriane Costa