NOTÍCIAS

Hospital Padre Colombo de Parintins será reaberto até o final de fevereiro

Por Assessoria de Comunicação

13.fev.2022 20:01h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O hospital Padre Colombo deve voltar a atender a população de Parintins (distante a 369 Km de Manaus) até o final de fevereiro. A informação foi dada após reunião da diretoria da instituição com uma comitiva formada pelo deputado estadual Tony Medeiros, o secretário estadual de saúde, Anoar Samad e sua equipe.

“Os parintinenses e muita gente de outras cidades próximas, estão sofrendo muito com a paralisação do Padre Colombo, por isso, a notícia da reabertura dentro de alguns dias do hospital, tem que ser comemorada. A população agradece ao governador pela sensibilidade em atender nossa demanda e pelas medidas em fazer com que o Padre Colombo volte a funcionar. Aqui tem excelentes profissionais e quem ganha é a população. Da minha parte destinarei recursos por meio das Emendas Impositivas para contribuir com o atendimento do hospital”, disse o deputado.

Segundo o secretário Anoar Samad, o governador determinou que ele visitasse a Região do Baixo Amazonas, especialmente a Cidade de Parintins e anunciasse o esforço e todo o trabalho que está sendo feito para a reabertura do Padre colombo. “O governador pediu que eu conversasse com a arquidiocese e verificasse, por meio de um levantamento, todos os entraves que estão impedindo o funcionamento desse hospital. Sabemos das dificuldades financeiras que geraram o fechamento do hospital, mas saio daqui com todas as propostas e acreditamos que vamos conseguir reabrir essa unidade hospitalar que é fundamental para o atendimento dos parintinenses e algumas outras cidades do Baixo Amazonas”, salientou o secretário.

Após a reunião com o secretário e toda comitiva, um dos responsáveis pela unidade hospitalar, bispo Dom Giuliano Frigeni, disse que os trabalhos deverão ser acelerados para que de imediato sejam reabertos em torno de 40 leitos. “Depois, em mais ou menos um mês, vamos disponibilizar mais 25 leitos da maternidade. Fico satisfeito com o resultado da reunião, pois sei que além de Parintins, inúmeros pacientes de outras cidades como Nhamundá e Barreirinha também são atendidos aqui,”completou o bispo de Parintins.

Segundo informações do Padre Mauro Romanello, que é um dos diretores da Unidade, as obras de reforma estão sendo finalizadas e o Governo vai inicialmente prestar apoio técnico para acelerar a conclusão da unidade. “A parte de melhorias das obras já estão nas fases finais. Então a previsão é de que até o fim do mês o Hospital esteja pronto para reabrir”, afirmou ele, reiterando que o hospital vai reabrir apenas uma parte inicialmente.

O Hospital Padre Colombo foi fundado em 1976. É uma entidade filantrópica que pertence à Diocese de Parintins e atende a população da Ilha Tupinabarana e de outras cidades do Baixo Amazonas e até de alguns municípios do Estado do Pará, por meio do Sistema Único de Saúde. Seu fechamento se deu por crises financeiras vividas nos últimos anos.