NOTÍCIAS

Idealizado pelo deputado João Luiz, lançamento do Proaj leva aproximadamente 2 mil pessoas para escola na Zona Sul de Manaus

Por Assessoria de Comunicação

12.ago.2023 18:54h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Cerca de 2 mil pessoas estiveram buscando serviços e orientações na 1ª Edição do Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes  e Jovens (Proaj) – Integração que transforma, idealizado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A ação aconteceu na sexta-feira (11), na Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, localizada na rua Adalberto Valle, bairro Betânia, Zona Sul de Manaus.

“O Proaj é um programa de recolocação e orientação aos adolescentes e jovens no mercado de trabalho . Fizemos o lançamento com o objetivo de aproximar os órgãos e instituições do público infantojuvenil, além preparar e orientar de como fazer um currículo e atender a família e a comunidade em geral”, destacou o deputado João Luiz.

A gerente de ações externas da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Fátima Assis, afirma que o Sine Amazonas realizou cadastro para emprego dos jovens e fizeram explicações de como o candidato deve acessar o Portal do Trabalhador.

“Estivemos na ação representando a Setemp, em nome do secretário Paulo Gilson. Fizemos um trabalho de orientação com o público do Proaj, estivemos de portas abertas para a população em geral e explicamos como o candidato deve acessar o portal para a vaga que se encaixe no seu perfil”, frisou Assis.

Para a estudante, do 1º ano do Ensino Médio, Evelyn Caroline, moradora da Zona Sul, o Proaj é uma oportunidade única, pois a busca pelo primeiro emprego é um sonho. “Fiz meu cadastro no Sine Amazonas almejando uma vaga de emprego. Essa é uma oportunidade financeira”, disse a jovem.

A aluna Paula Saunier, do 3º ano do Ensino Médio, Paula Saunier explica que o Proaj é uma iniciativa muito boa do deputado João Luiz, principalmente, por levar informações, órgãos e instituições para falar sobre empregabilidade na unidade de ensino.

“Isso é uma oportunidade para vários alunos e também traz serviços para os nossos familiares. Fiz minha inscrição no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para buscar o primeiro emprego ou estágio”, concluiu a jovem.

 

Apoio

O Proaj  contou com o apoio do Sine Amazonas, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Manaus, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Centro de Integração Empresa-Escola, órgãos do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e dentre outros.

 

Ei, Te Orienta

Os estudantes da Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt também contaram com a palestra  “Ei, te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças é crime”, desenvolvida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos).