NOTÍCIAS

Inauguração do Centro de Inclusão Sensorial da Aleam é confirmada para novembro

Por Augusto Costa / Aleam

12.nov.2025 13:47h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (12/11), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abordaram temas como a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial da Casa, a realização do concurso público do Legislativo e o reconhecimento nacional de um projeto de agricultura familiar desenvolvido pela Prefeitura de Careiro Castanho (distante a 124 quilômetros de Manaus).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou que está prevista para o dia 26 de novembro, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial, que funcionará nas dependências do Legislativo estadual e oferecerá atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

“Estou muito feliz em trazer esse assunto para vocês. Neste mês, vamos inaugurar o nosso Centro de Inclusão Sensorial. Por isso, precisamos votar a resolução para que possamos entregá-lo ainda este mês e, a partir de hoje, definir a data, prevista para o dia 26. Será a segunda Assembleia do Brasil a ter um centro desse tipo e a primeira da Região Norte”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o presidente, o espaço também oferecerá serviços como atendimento ambulatorial, fonoaudiologia, terapia ocupacional e acompanhamento nutricional, com capacidade inicial para 250 crianças.

Concurso público da Aleam

Roberto Cidade também confirmou a realização do concurso público da Assembleia, marcada para o dia 14 de dezembro. O parlamentar destacou que todos os questionamentos feitos pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) foram respondidos e que o certame seguirá conforme o cronograma.

“O concurso público vem seguindo todos os ritos, e o cronograma está mantido. Já apresentamos nossa defesa aos questionamentos e tenho certeza de que, se for da vontade de Deus e desta Casa, o processo seguirá com o mesmo respeito e transparência. Contratamos uma banca respeitada nacionalmente. Torço muito para que, em dezembro, no dia 14, possamos realizar o nosso concurso público”, declarou o presidente.

Administração feminina

O deputado Rozenha (PMB) destacou a gestão da prefeitura do Careiro Castanho, que, segundo ele, vem realizando um bom trabalho mesmo diante das dificuldades logísticas do município.

O parlamentar ressaltou que a Secretaria Municipal de Produção Rural recebeu prêmio do Governo Federal pelo desempenho no programa Brasil Sem Fome.

“Toda cidade que tem uma mulher na direção tem mais coração e entrega, porque tudo o que a mulher faz, faz com mais amor. A prefeita Mara Alves acaba de receber um prêmio nacional, ficando em segundo lugar no programa Brasil Sem Fome, por desenvolver um projeto que impulsiona a produção de subsistência”, disse Rozenha.

O parlamentar informou ainda que o programa compra toda a produção local e realiza doações a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Nos últimos anos, mais de 6 mil famílias foram atendidas. Dos 322 produtores rurais cadastrados, 122 são mulheres que produzem alimentos. Em 2024, mais de R$ 1,5 milhão foram injetados na economia do município”, ressaltou.

Skip to content