NOTÍCIAS

Indicados por Wilker Barreto, professores Raimundo Macedo e Maria Stela são homenageados na Aleam

Por Assessoria de Comunicação

20.out.2023 12:58h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou nesta semana os professores Raimundo de Souza Macêdo e Maria Stela de Vasconcelos Nunes de Mello com a entrega Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, honraria que visa agraciar os profissionais da educação que se destacaram na rede pública ou privada de ensino no Amazonas. Indicados pelo deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), o primeiro é referência no ensino bilíngue à comunidade surda no Estado, enquanto que a segunda homenageada possui uma carreira de quatro décadas em docência na educação técnica e tecnológica do Instituto Federal do Amazonas – IFAM.

A solenidade ocorreu na última quarta-feira, 18, no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa, onde foram condecorados 35 educadores, sendo 24 nomes indicados pelos parlamentares estaduais e mais 11 profissionais designados pelos membros da Comissão de Educação da Casa Legislativa (COED-Aleam), pelo Fórum Estadual Permanente de Educação do Amazonas (FEE/AM) e Mesa Diretora.

Com uma carreira de 16 anos voltada à educação inclusiva, Raimundo é referência na educação bilíngue da rede pública estadual, sendo o único professor surdo efetivo do quadro da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM). Ministra aulas para estudantes da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, unidade específica para alunos com perda ou redução da capacidade auditiva, além de promover cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para adultos ouvintes no Centro Cultural Thiago de Melo. Defensor da educação bilíngue e atuante na luta dos direitos da classe, o professor ressaltou que a medalha é um reconhecimento por sua dedicação na vida escolar de alunos com perda ou redução da capacidade auditiva no Amazonas.

“Estou muito orgulhoso pela homenagem que estou recebendo como professor, agradeço muito ao deputado Wilker Barreto, me sinto emocionado por representar a comunidade surda e saber que eles são possíveis de se equiparar com qualquer pessoa”, disse Macêdo, em libras.

Professora titular há 43 anos do IFAM, unidade Campus Manaus Centro, Maria Stela acumula uma vasta trajetória na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFA), com atuações em todas as áreas da educação profissional técnica e tecnológica da instituição (Nível Médio, Tecnologias, Licenciaturas e Pós-Graduação). Exerceu também várias funções administrativas, sendo inclusive a primeira mulher eleita Diretora-geral do Campus Manaus Centro, no período de 2015 a 2019.

Homenageada, Maria Stela se disse muito honrada pela indicação de Barreto, através da Comissão de Educação da Aleam, e destacou a importância da comenda na valorização da educação no Amazonas.

“É uma honra, estou muito feliz pelo reconhecimento em vida da minha trajetória profissional, são 43 anos como professora dentro de uma mesma instituição. Quero agradecer à Comissão de Educação, ao deputado Wilker Barreto que me indicou, espero que outros professores também sejam homenageados porque é um reconhecimento muito importante para a educação do nosso Estado e do país também”, finalizou a agraciada.

Representando Wilker na cerimônia, o deputado Sinésio Campos (PT) foi o responsável pela entrega da medalha aos homenageados.