NOTÍCIAS

Informações da UGPE apresenta inconsistências na lista de ruas executadas e Wilker Barreto cobra explicações do Governo

Por Dayson Valente

29.nov.2022 15:46h
img
Foto: Artur Gomes

Principal fiscalizador do Programa Asfalta Manaus, parceria firmada entre Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus para serviços de recuperação, recapeamento e asfaltamento do sistema viário da cidade, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) divulgou nesta terça-feira, 29, novas informações repassadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) acerca da execução do serviço. Em nova lista encaminhada pelo órgão ao parlamentar, ficou constatado que apenas 224 ruas foram atestadas, sendo que somente 34 ruas diferem da relação nominal divulgada anteriormente, em julho deste ano, expondo a falta de acompanhamento e transparência do programa.

Diante da tribuna, Wilker repercutiu a resposta da UGPE, encaminhada por meio do ofício nº 2017/2022-GCE/UPGE, após a cobrança do parlamentar pela lista nominal atualizada das ruas contempladas pelo Programa Asfalta Manaus.

A resposta do Estado contraria o anúncio de 1.500 ruas asfaltadas divulgadas nas propagandas institucionais do Governo e Prefeitura.

De posse da lista, a equipe do deputado Wilker Barreto fiscalizou, vistoriou as 34 novas ruas encaminhadas pela UGPE, e o deputado Wilker revelou que foram encontradas, na ocasião, nove inconsistências: 2 vias não executadas, 4 parcialmente recapeadas, 1 não encontrada e 2 apresentaram péssima qualidade na prestação de serviço, conforme as fotos das ruas 6 e 24, localizadas no bairro Alfredo Nascimento, zona norte de Manaus, apresentadas por Wilker no plenário da Casa Legislativa (em anexo).

Para Barreto, as imagens expõem a fragilidade na fiscalização do programa Asfalta Manaus, firmado nos Convênios nº 002/2021 e nº 003/2021 celebrado entre o Governo, por meio um da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE e a Prefeitura, e que envolve investimentos na ordem de R$ 310 milhões, sendo R$ 150 milhões aportados pelo Executivo estadual.

“Olha as condições dessas ruas, isso é a qualidade do Asfalta Manaus? São ruas da relação enviadas pela UGPE como atestadas. Como que atesta um pagamento dessas ruas, será que a UGPE não manda um engenheiro ou alguém qualificado? É muito dinheiro para ficar literalmente jogando no lixo”, criticou o deputado.

 

Convocação

Barreto afirmou que é a favor da parceria firmada entre Governo e Prefeitura para a revitalização do sistema viário, mas cobrou uma fiscalização rígida na execução do serviço e pediu a convocação do secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, na Casa Legislativa para prestar esclarecimentos acerca do Programa Asfalta Manaus.

“Eu sou a favor da parceria, mas não com esse tipo de qualidade, estão rasgando o dinheiro do contribuinte e Manaus continua nesse estado de abandono. Por isso, estou reiterando a necessidade do secretário da UGPE para que venha à Assembleia prestar contas de onde está indo o dinheiro. Fica aqui a minha cobrança para que possamos apreciar a convocação”, finalizou.

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351