NOTÍCIAS

Instalação da Comissão de Educação começa com tratativas com Sindicatos e Associação de profissionais da educação

Por Assessoria de Comunicação

07.mar.2023 14:38h
img
Foto: Edmar Perrone

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Coed/Aleam) foi instalada, nesta terça-feira (7), no Auditório Beth Azize. Ainda durante o evento, foi iniciado diálogo com Sindicatos e Associação dos profissionais da educação para tratativas sobre pautas de reivindicações da categoria. A Comissão tem como presidente o deputado, Cabo Maciel (PL).

A Comissão de Educação também é composta pelo vice-presidente, deputado João Luiz (Republicanos); e pelos membros titulares Carlinhos Bessa (PV); Joana Darc (UB); Sinésio Campos (PT); Thiago Abrahim (UB) e Wilker Barreto (Cidadania). Também participam como suplentes os deputados Comandante Dan (PSC), Débora Menezes (PL) e Mayra Dias (Avante).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), participou da instalação a Comissão e exaltou a experiência do deputado Cabo Maciel e reafirmou o compromisso da Assembleia em receber as demandas dos trabalhadores. “Falar de educação é falar de um futuro melhor e a educação do estado precisa ter um olhar direcionado por parte esta Casa Legislativa. Acredito que o deputado Cabo Maciel, do alto de sua experiência de quatro mandatos, já acostumado a lidar com negociações com  trabalhadores de classe, está preparado para os desafios que a Comissão traz, como a luta pelo piso salarial, aumentos e valorizações dos profissionais”, afirmou.

Cidade disse ainda que a Assembleia continuará fazendo a ponte entre os trabalhadores e o Poder Executivo, favorecendo um consenso entre as partes. “Como presidente darei todo o apoio à Comissão de Educação e no que depender da presidência as portas sempre estarão abertas às demandas dos servidores”, reforçou.

Durante a leitura da instalação da Coed/Aleam, Cabo Maciel enfatizou sobre o desafio de estar à frente de uma Comissão tão importante, como a de educação e comprometeu-se a recepcionar as pautas de reivindicação dos trabalhadores da educação e estreitar a relação entre os trabalhadores e o Poder Executivo. “É um desafio novo para mim, do ponto de vista da atuação, mas que me faz sentir muito agradecido e motivado por ter sido escolhido para presidi-la com as ações e comprometimento em defesa da categoria dos professores”, afirmou.

Maciel também agradeceu o apoio do presidente Roberto Cidade por dar condições de trabalho a todas as comissões e anunciou reunião entre as entidades representativas de classe e o Secretário Geral de Governo. Maciel antecipou que, antes da instalação oficial, iniciou um contato com a categoria dos servidores administrativos da educação, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) e Associação dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom).

“Estive reunido com os dois sindicatos para recepcionar a pauta de reivindicação e me comprometi de estreitar a relação dos sindicatos com a Secretaria de Educação e com o Governo do Estado. Já está pré-agendado para quarta-feira, às 14h, um encontro com o Secretário Geral de Governo, Sergio Littaif, com os sindicatos e a Associação para recepcionar as pautas e iniciar as tratativas. Quero participar, como presidente da Comissão, defender uma melhor educação ao nosso Amazonas”, anunciou.