NOTÍCIAS

Instalada Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

03.mai.2022 15:39h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta terça-feira (3) a instalação da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas, que terá como presidente o deputado João Luiz (Republicanos). A reunião foi realizada no Auditório Belarmino Lins e contou com a participação de representantes de órgãos públicos de saúde e segurança pública.

A Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado João Luiz e instituída pela Resolução Legislativa nº 859 de 8 de abril de 2022. O objetivo é discutir, debater, apoiar, encaminhar ações e mobilizações para a adoção de políticas públicas para o enfrentamento da depressão, suicídio e drogas no estado. “A depressão é uma patologia ainda discriminada, pois muitos ainda acham que é falta de Deus, falta de motivação ou apenas uma tristeza”, disse o deputado ao iniciar os trabalhos da reunião de instalação. João Luiz destacou ainda que a Frente Parlamentar não será de combate, mas de cuidados. “Porque o combate já sinaliza luta, guerra, e o que nós queremos é cuidar das pessoas e das famílias, queremos unir as forças de saúde, assistência social e segurança pública para cuidarmos do outro”, destacou.

A programação contou ainda com duas palestras. A primeira foi realizada pela psicóloga Magaly Oliveira, com o tema “Depressão: precisamos falar sobre isso”. A profissional falou sobre os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam um aumento de 25% nos casos de depressão no cenário da pandemia causada pela Covid-19; e informou ainda sobre alguns sintomas da patologia e o momento de buscar ajuda profissional.

Em seguida o psicólogo Elídio Batista apresentou a palestra “Cuidados e prevenção à depressão e suicídio”. O psicólogo falou sobre estratégias e políticas públicas para prevenção ao suicídio, destacando a necessidade do combate ao uso de drogas.