NOTÍCIAS

Intérprete de Libras da Aleam, Marlison Azevedo recebe Título de Cidadão Amazonense

Por Assessoria

23.set.2021 19:14h
img
Foto: Dircom

Referência na luta pelos direitos e a garantia da acessibilidade da comunidade surda no Amazonas, o professor e pedagogo Marlison Barral de Azevedo, tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), recebeu nesta quinta-feira, 23, o Título de Cidadão Amazonense na Casa Legislativa. A honraria foi uma iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto para homenagear o profissional, que nasceu no Pará, pelos serviços prestados em prol do segmento no Estado.

A cerimônia aconteceu no Plenário Ruy Araújo e contou com a presença de personalidades, como o ex-presidente da Associação dos Surdos de Manaus (Asman), Frank Félix, o ex-vereador Braz Silva, além de familiares, convidados e amigos de Marlison da comunidade surda.

Autor da propositura, Wilker afirmou que a homenagem é uma forma de reconhecer toda a trajetória da carreira de Marlison no Amazonas, sempre pautada na defesa dos direitos da pessoa surda. Ele é professor, formado em pedagogia e pós-graduado em Libras.

“Fico muito feliz com essa justa homenagem para coroar toda uma vida dedicada a uma causa tão importante. O Marlison teve e tem um papel fundamental para diminuir esse distanciamento que existe de uma parcela significativamente excluída da sociedade dos seus direitos como cidadão. Agradeço por contribuir pela luta pelas bandeiras e pelos direitos da pessoa surda”, explicou Barreto.

Para o ex-presidente da Asman, Frank Félix, Marlison foi figura essencial para ampliar os trabalhos da entidade no Estado, principalmente no incentivo às práticas de inclusão social sobre os surdos. “Antigamente não tinha intérpretes em Manaus e era muito difícil porque tinha muitos surdos aqui. Com a ajuda do Marlison, mesmo como voluntário, começamos a ter coragem, iniciativa e aí fomos melhorando e ajudando a associação. Estou muito feliz por ele, isso é uma vitória para a comunidade surda”, contou Frank.
Homenageado, o intérprete de Libras da Aleam agradeceu a honraria e o reconhecimento pelas conquistas em prol dos surdos no Estado, como a inclusão de tradutores intérpretes em instituições como Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Parlamento estadual.

“É um dia muito especial, jamais imaginava que ia chegar até aqui, mas com a ajuda de amigos, famílias e a toda comunidade surda, trilhamos um caminho repleto de conquistas. Esse título é para celebrar as nossas vitórias, obrigado por tudo”, finalizou.


Biografia

Marlison Barral é professor, formado em Pedagogia e Pós-Graduado em LIBRAS, nascido na cidade de Santarém, Estado do Pará, em 10 de novembro de 1978. No ano de 1985, ainda criança, mudou-se para Manaus. Ao chegar à juventude, decidido a buscar seus horizontes, saiu de casa e partiu para morar sozinho.

A Praça da Saudade foi lugar do primeiro encontro com amigos surdos. A busca primária era entretenimento e ao observar aquelas pessoas que se comunicavam com as mãos, o interesse foi despertado. Com isso, um dos amigos surdos, decidiu ensiná-lo.

Assim, escolhendo a formação em Pedagogia e Pós-Graduação em LIBRAS, o Professor Marlison decidiu abraçar a causa da Comunidade Surda, passando a ajudá-los quando precisavam ser atendidos em hospitais, delegacias, eventos culturais, entre outros locais. Com o passar dos anos, o trabalho como Tradutor Intérprete de LIBRAS cresceu, mas o objetivo de garantir a inclusão e o acolhimento do surdo continua sendo a principal missão da sua vida.