NOTÍCIAS

Irmãos Italianos são os mais novos cidadãos do Amazonas

Por Assessoria

10.jun.2021 9:49h
img
Foto: Danillo Melo

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu, na tarde desta quarta-feira (09) o título de Cidadão do Amazonas aos senhores Antônio Betti e Giacomo Betti (in memorian). A propositura foi do deputado Tony Medeiros (PSD). A solenidade de entrega da honraria foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa,  deputado Roberto Cidade (PV).

Em seu discurso de saudação aos homenageados o deputado Tony Medeiros  disse que a entrega do título aos dois irmãos italianos, moradores de Parintins, era acima de tudo um ato de justiça por tudo que os dois empresários fizeram pelo povo daquela cidade.

“A propositura é do meu mandato passado, em 2014, como virou Lei tem que ser cumprida e isso é o que estamos fazendo hoje com muito orgulho. Pena que o Giacomo não esteja presente, mas aonde ele estiver deve também estar contente”, disse Tony.

Ao lembrar de Giacomo Betti, o deputado citou o projeto que o empresário mantinha na região do Mamuru, em Parintins. “Lá na comunidade Samauma ele montou escola e igreja, demonstrando todo o seu lado de homem preocupado com o social. Pessoa preocupada com o bem estar de pessoas. Assim era o Giacomo. O Amazonas se orgulha de tê-los como Cidadãos Amazonenses”, completou Tony.

Discursando em nome de seu pai, a filha de Giacomo, Nadia de Melo Betti salientou o pioneirismo dos irmãos Betti no ramo industrial na cidade de Parintins. “Meu pai foi pouco apegado ao ter e muito mais ao ser. Foi um homem cordial e muito justo. Trabalhador, aprendeu e ensinou os costumes de sua terra”, complementou Nádia. Emocionada, ela ainda leu um poema escrito pelo seu pai, dedicado à família.

Em seu discurso de agradecimento, Antônio Betti lembrou que veio ao Brasil pela primeira vez num grupo de jovens voluntários. “Era para ficar somente dois anos, mas a Cidade e o povo de Parintins não me deixaram voltar para a Itália. Parintins me encantou. Esse grupo de voluntários realizou também  diversas obras em Barreirinha, Urucará e em Parintins”, ressaltou Antônio afirmando ainda que é no interior que se sabe valorizar as pequenas coisas da vida.