NOTÍCIAS

Joana Darc, cria PL que institui Campanha de Conscientização sobre alergia alimentar em animais

Por Assessoria de Comunicação

15.nov.2022 5:29h
img
Foto: Divulgação Assessoria
De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), já tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 451/2022, que institui a Campanha de Conscientização sobre alergia alimentar em animais domésticos, no âmbito do Estado do Amazonas.  As ações devem promover palestras educativas à população sobre causas, sintomas, riscos, formas de prevenção e tratamentos.
Dentre as diretrizes que o PL estabelece para a campanha, incluem-se: Divulgação das causas mais comuns da alergia alimentar em animais domésticos (como a presença de aditivos, conservantes e outras substâncias químicas em rações industrializadas); Publicidade dos sintomas mais comuns da doença (como coceira, vermelhidão, descamação na pele, ferimentos, diarreia e vômito); Informações sobre a existência de tratamentos (que devem sempre ser prescritos por veterinário); Incentivo à adoção de medidas de prevenção (como a oferta de ração de boa qualidade aos animais, não dar banhos em excesso, etc.).
“Assim como os seres humanos, os animaizinhos podem desenvolver alergia há várias substâncias, principalmente alimentar, e isso requer muita atenção, uma vez que refere-se aos riscos à saúde, à vida e bem-estar do animal. Portanto, o propósito deste projeto é promover a atenção, a segurança à saúde e a melhoria na qualidade de vida dos animais domésticos por meio da conscientização da sociedade”, explica Joana Darc.

Saiba Mais
Entende-se por alergia alimentar, uma resposta imunológica exagerada do organismo a determinada substância presente em alimentos. No caso dos animais, a doença é caracterizada por coceira na pele, podendo provocar ferimentos pela unha do próprio animal enquanto se coça; perda de pêlo; e distúrbios gastrointestinais, como diarreia e vômito, com risco até de óbito, se não for tratado. A causa mais comum é a presença de aditivos, conservantes e outras substâncias químicas em rações industrializadas, sendo que, para alguns animais, as proteínas da carne bovina podem disparar as mesmas reações alérgicas.