NOTÍCIAS

Joana Darc cumpre promessa e Amazonas terá maior Hospital Veterinário do Brasil

Por Assessoria de Comunicação

20.abr.2022 8:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Bandeira de luta da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), o primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas teve a ordem de serviço para o início das suas obras, assinada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) nesta terça-feira (19). A unidade está sendo construída para ser a maior e mais moderna do Brasil e tem previsão de entrega até dezembro de 2022.

No evento realizado no espaço que abrigará o hospital, e que está localizado ao lado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), a parlamentar que idealizou o projeto desde antes de sua vida política, destacou que o hospital oferecerá atendimento gratuito de urgência e emergência, consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações aos cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social e sem condições de pagar por um atendimento particular.

Emocionada Joana destacou a importância do Hospital para a população e animais, agradecendo aos que acreditaram no seu projeto.

“Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida e da causa animal. A partir de hoje a gente vai colocar o primeiro tijolo de um lugar que vai salvar vidas todos os dias. Hoje é o dia da consagração do que me fez entrar na política que foi defender os animais. Agradeço, as pessoas que fazem parte dessa caminhada, ao deputado Saullo Viana, que destinou emenda parlamentar para a causa e a todos os protetores que nos ajudaram a tirar o projeto do papel”, enfatizou.

Por fim, Joana agradeceu ao governador Wilson Lima, que abraçou a causa animal, complementando os custos da obra, assim como de manutenção da unidade hospitalar.

“Para mim, tudo isso é o significado de superação porque o Amazonas tem centenas de anos, mas ninguém teve a coragem, dentro da política, de lutar e ser a voz dos animais e fazer o Hospital Público Veterinário. Mas hoje, graças a coragem e sensibilidade do governador Wilson Lima o grande sonho da causa animal, o Hospital Veterinário vai começar a ser construído e será o maior e melhor do Brasil”, comemorou.

Na oportunidade foram assinados também, o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, que tem por objetivo a implementação da Política Estadual de Vigilância de Zoonoses, Bem Estar Animal e Fauna Doméstica com a utilização de insumos, equipe técnica e operacionalização três Castramóveis do Estado.

“Hoje é um dia muito importante, é um dia histórico, não só porque estamos dando início à construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Estado do Amazonas,h não só porque vai ser o mais moderno do Brasil, mas porque vamos garantir o bem-estar animal e o atendimento aqueles que não tem condições de pagar uma clínica particular. Estamos entregando algo que muda a vida dos animais, e também das pessoas, principalmente aquelas que tem um animal. Então deputada Joana Darc, conte sempre comigo, porque no que depender de mim, não vou medir esforço para que o Estado do Amazonas seja referência na causa animal”, afirmou.

Com recursos de emendas parlamentares destinadas por Joana Darc e pelo também Deputado Estadual Saullo Viana (União Brasil), serão investidos um valor de R$ 3.717.932,93, para a construção do equipamento que funcionará na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.

O hospital contará com dois pavimentos, sendo no primeiro andar a recepção, sala de espera, triagem, centro cirúrgico, sala de pós-operatório, sala para Raio X, sala de internação, baias para acomodação dos animais, salas de isolamento, sala de urgência e sala de necropsia, devidamente aparelhados com equipamento de ponta e corpo técnico de profissionais aptos a atender os animais. Já o segundo andar ficará a sala administrativa, sala de reunião, almoxarifado, cozinha, banheiros e auditório. A expectativa é que o hospital seja entregue até o final deste ano.

Histórico

Segundo Joana Darc, desde criança, ela esteve conectada aos animais, mas foi na adolescência que se entendeu protetora e percebeu que os avanços para a causa estavam diretamente ligados a políticas públicas, e assim resolveu entrar na política, para defender a pauta dos animais.

Para desenvolver o projeto, a parlamentar que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CPAIP- Aleam), percorreu vários hospitais veterinários do país colhendo informações técnicas e exemplos de políticas públicas de proteção aos animais que poderiam ser implantadas.