NOTÍCIAS

Joana Darc destaca Campanha Dezembro Verde, pela conscientização do não abandono de animais

Por Assessoria de Comunicação

01.dez.2022 12:58h
img
Foto: Divulgação Assessoria
O mês de dezembro é marcado por férias, viagens e festas, e é nesse período que o número de abandonos de animais cresce em relação à média anual. Para tentar amenizar essa realidade e conscientizar a população sobre a guarda responsável dos pets, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), criou a Lei nº 4.898/2019, que propõe a Campanha “Dezembro Verde”, no estado do Amazonas.
A Campanha, que já faz parte do Calendário Oficial do Amazonas,  é realizada pela Comissão de Proteção dos Animais, Assunto Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa (CPAIP), da Assembleia Legislativa do Estado, a qual a parlamentar preside, e consiste na realização de várias ações educativas sobre as medidas preventivas quando se pensa em adquirir um animal. As ações contam com o apoio de vários parceiros tanto da capital quanto do interior, de forma que as informações cheguem no maior número de comunidades possíveis.
A abertura da programação acontece nesta quinta-feira (01), a partir das 18h, com o acendimento de luzes verdes na Assembleia Legislativa, Sede do Governo e Ponte Phelippe Daou (que liga Manaus a Iranduba); além da realização de 4 palestras da CPAIP, em parceria com a CEPA (Comissão Especial de Proteção aos Animais – OAB)  ASSBEA/SEMA (Assessoria de Bem-Estar Animal/Secretaria de Estado de Meio Ambiente), em diversas escolas estaduais, municipais e particulares de Manaus e dos municípios de Manacapuru e Presidente Figueiredo para milhares de alunos.
Também receberão a iluminação verde, o Teatro Amazonas e vários órgãos que abraçam a causa animal.
Além destas, diversas outras ações de conscientização serão realizadas durante o mês de dezembro, tanto na capital como nos municípios do interior, principalmente em locais que servem de pontos habituais de abandono, com distribuição de cartilhas educativas de combate ao abandono de animais.
De acordo com Joana Darc a equipe de resgate recebe todos os dias centenas de pedidos de ajuda de várias partes da cidade e de outros municípios para resgatar animais que foram abandonados em algum local, mas que no mês de dezembro essa estatística aumenta.  “O abandono de animais é uma prática cada vez mais frequente no Amazonas. A cada ano, principalmente no mês de dezembro, o problema aumenta, já que as pessoas acabam comprando um animal para presentear membros da família e, no entanto, o presente nem sempre é bem vindo ou viável para aquela residência e aí, acabam abandonando os bichinhos”, explica.
Há ainda outros fatores que motivam o abandono dos companheiros de quatro patas, como ninhadas inesperadas, animais de grande porte para espaços pequenos, alteração do nível econômico ou desemprego do tutor, mudança de endereço, perda de interesse ou comportamento problemático do animal, alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do tutor ou cuidador, entre outros.
Joana explica ainda que o objetivo é incentivar a prevenção ao abandono de animais, propagando o tema e aplicando recursos visuais de impacto; sensibilizar que o abandono de animais é uma conduta criminosa, além de ser um ato cruel que pode levar o animal abandonado a óbito; e ainda colaborar positivamente para reduzir o índice de acidentes com animais.
 “São muitos animais abandonados, perdidos ou em situação de rua no nosso estado. Não existe uma estimativa precisa, mas é visível nas ruas de Manaus e também nos municípios do interior do estado. Por isso precisamos conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. Isso porque, mesmo sendo considerado crime, esse ato acontece com frequência. Esperamos que com estas ações possamos prevenir tais acontecimentos, reduzindo assim a quantidade de animais abandonados nas ruas”, completou a parlamentar.