NOTÍCIAS

Joana Darc é empossada para segundo mandato na Assembleia do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

01.fev.2023 14:17h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Eleita a mulher mais votada da história do Amazonas, com 87.182 votos, nas eleições de 2022, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi empossada nesta quarta – feira (1), para o seu segundo mandato, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante cerimônia realizada no Plenário Ruy Araújo.

Para o início da 20ª Legislatura, Joana Darc foi acompanhada da família e da cadelinha resgatada Branquinha, que foi a mascote da campanha de Joana e é símbolo da causa animal, defendida pela parlamentar.

 

Mesa Diretor

Na mesma solenidade, Joana Darc foi eleita a segunda secretária da nova composição da Mesa Diretora do Poder Legislativo junto com o presidente reeleito, deputado Roberto Cidade (União Brasil), e demais membros.

 

Sobre o cargo

Como segunda  secretária, além de integrar a Comissão Executiva, Joana Darc substituirá os vice-presidentes em suas ausências ou impedimentos, auxiliará o presidente nos trabalhos da sessão, no controle da presença dos deputados, na inscrição para debates, na leitura de projetos.

Joana destaca a alegria de poder representar, os animais e a população Amazonense, por mais quatro anos. “É uma alegria fazer parte de uma sociedade que deseja um futuro digno, de ser  a voz dos animais, das pessoas indefesas e menos favorecidas. Irei honrar cada voto, erguendo minha voz para todas as causas que forem necessárias para melhorar a vida da população e para fazer um Amazonas melhor”, declarou.

A sessão foi presidida pelo decano do parlamento, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em conformidade  ao Art. 4º, Parágrafo único, do Regimento Interno, da Aleam.

 

Sobre Joana Darc

Natural de Manaus, Joana Darc Cordeiro de Lima, mais conhecida como protetora dos animais, tem como sua principal bandeira de luta a causa dos animais, mas também tem sua trajetória marcada pela causa das mulheres, das crianças e dos adolescentes, das Pessoas com Deficiência, e dos Idosos.

Foi eleita pela primeira vez em 2016 para o cargo de vereadora de Manaus, e em 2018 participou das eleições estaduais no Amazonas para o cargo de Deputada Estadual, sendo a mulher mais votada com 25.707 votos só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro.

Como parlamentar que defende a representatividade feminina na política, Joana Darc comemora, também, a eleição de 2 mulheres para a Mesa Diretora.

“Mesmo que ainda discreto já é um avanço na nossa política, comparando com centenas de anos atrás, quando as mulheres não podiam votar, nem se candidatar. Num universo de 10 cadeiras na mesa, somos 2 mulheres, o que representa apenas 20%. A representatividade feminina na política é essencial porque nos dá mais força para defendermos a pauta das mulheres. Estou muito feliz em dividir essa responsabilidade com a colega Alessandra”, disse.

 

Sobre a Branquinha

Resgatada pela deputada Joana Darc, no ano de 2021, ela foi abandonada com outros animais em uma casa, no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus.

Debilitada, ela foi cuidada e levada para um abrigo. Aos poucos ela foi conquistando a parlamentar e foi adotada por ela. Para simbolizar a causa animal, ela foi mascote da campanha histórica de Joana Darc um k.