NOTÍCIAS

Joana Darc solicita implantação de PAC em Presidente Figueiredo

Por Assessoria

19.mai.2021 10:17h
img
Foto: Dircom

A deputada estadual Joana Darc (PL) solicitou ao Governo do Estado a implantação de uma sede do Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC no município de Presidente Figueiredo (distante 120km de Manaus em linha reta), por meio do Ofício Nº 63/2021. A solicitação atende o pedido da prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (MDB) e do vereador Marcos Nascimento (PSB), que encaminharam à deputada a necessidade do atendimento com os serviços ofertados pelo PAC no município.

Presidente Figueiredo possui quase 40 mil habitantes. Hoje, não dispõe de um lugar que reúna os serviços de emissão de documentos e pendências bancárias e com empresas prestadoras de serviços públicos.

O PAC é um programa que reúne diversas instituições e entidades administrativas que prestam serviços essenciais ao cidadão como: Emissão de documentos; Negociação, Contestação e pagamento de dívidas; Serviços Bancários; Registro de Ofícios; Regularização de documentos; Solicitação de benefícios. E contam com 28 parceiros, como Águas de Manaus, Eletrobras, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), centralizando todas essas atividades em um só espaço físico, o que facilita a vida de quem procura esses serviços.

“Quando o vereador Marcos e a prefeita Patrícia Lopes me procuram, busquei o Governo do Estado para verificar a viabilidade da implantação do PAC em Figueiredo. Apesar de ser um dos municípios mais próximos de Manaus e já possuir todos os serviços, é essencial à população a existência de um lugar que tenha tudo de forma centralizada, como os PACs”, declarou Joana Darc.

Atualmente existem 13 PACs, sob a gerência da Secretaria de Cidadania da SEJUSC, sendo nove deles na capital e quatro no interior do Estado. Desde 2006, quando os serviços passaram a ser quantificados, até março de 2018, já foram realizados mais de 36 milhões de atendimentos.