NOTÍCIAS

João Luiz indica ao Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus implantação de detectores de metais na entrada de escolas

Por Assessoria de Comunicação

13.abr.2023 9:46h
img
Foto: Mauro Smith

Preocupado com a onda de violência em escolas da capital e interior, o presidente da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) indicou, por meio dos requerimentos Nº 1137/2023 e 1143/2023, a implantação de portas com detectores de metais na entrada das escolas estaduais e municipais para o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

“Indicamos os requerimentos aos poderes do Executivo municipal e estadual por existir essa necessidade de prevenir a violência nas escolas. Queremos contribuir para fortalecer as ações de segurança no ambiente escolar”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar ressaltou que a segurança nas unidades de ensino tornou-se um tema amplo de discussão a partir de incidentes de violência cometidos contra alunos e professores.

“Essa é uma triste realidade que amedronta e impõe aos colégios o dever de aprimorar a segurança, portanto, os nossos indicativos para implantar portas com detectores de metais são uma ferramenta importante para melhorar a segurança em escolas”, afirmou.

 

Informações

Os requerimentos do deputado estadual João Luiz foram encaminhados à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas e serão enviados ao governador do Amazonas, Wilson Lima, secretária de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM), Kuka Chaves, ao Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur, prefeito de Manaus, David Almeida, ao secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes e à secretária Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida.

Dados

O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em 24h, identificou 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino. O Nise compõe uma das ações do “Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar”.