NOTÍCIAS

João Luiz participa de cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha ‘Mérito Tamandaré’

Por Assessoria de Comunicação

13.dez.2021 14:32h
img
Foto: Mauro Smith

O deputado João Luiz (Republicanos) participou na manhã desta segunda-feira (13), da cerimônia de comemoração ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, no 9° Distrito Naval, localizado na Ilha de São Vicente, na Rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus.

“Essa homenagem é muito importante, pois resgata a história do Almirante de Tamandaré, além de condecorar militares que prestaram relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento da Marinha do Brasil no Estado do Amazonas”, disse o republicano, que representou a Assembleia Legislativa do Amazonas na solenidade.

De acordo com o Vice-Almirante da Marinha do Brasil, Ralph Dias, comandante do 9° Distrito Naval, a solenidade ocorreu em homenagem ao patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, que participou da consolidação da independência e várias batalhas ao longo do século 19.

“Nós temos que relembrar nossos patronos, os ensinamentos que eles deixaram, principalment6e, o Almirante Tamandaré, um homem guerreiro, aguerrido e brasileiro”, frisou o comandante do 9° Distrito Naval.

Para o Capitão de Fragata dos Portos de Tabatinga da Marinha do Brasil, Fábio Magnago, um dos agraciados com a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré, a honraria recebida no 9° Distrito Naval vem coroar alguns militares, que se dedicaram com a representação da Marinha, vendendo o nome da instituição de forma positiva para a sociedade durante a sua carreira.

“Geralmente isso acontece em momentos da carreira de militares com experiência e demonstram esse comprometimento com o nome da Marinha. Essa medalha revela os valores que o Almirante Tamandaré trouxe para a Marinha e para todos nós”, revelou o capitão de Fragata Fábio Magnano.

A solenidade também contou com a participação do General do Exército Brasileiro, Achilles Furlan Neto, que é comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia), General do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Jorge Rodrigo da Silva, Coronel Orleilson Muniz, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Delegada-Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz, delegado federal Leandro Almada, Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, presidente da Sociedade Amigos da Marinha Amazonas (Soamar), Sérgio Rodrigues Vianna e dentre outras autoridades.