NOTÍCIAS

João Luiz participa de Convenção de Empreendedorismo, Cidadania, Trabalho, Previdência e Agricultura da Amazônia Legal

Por Assessoria de Comunicação

03.jun.2022 11:10h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta quinta-feira (2), da Convenção de Empreendedorismo, Cidadania, Trabalho, Previdência e Agricultura da Amazônia Legal, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), na Zona Centro-Sul de Manaus.

“É uma honra participar desse evento com trabalhadores da pesca, agricultura e dentre outras classes aqui presentes. São pessoas que levam o alimento para a mesa do amazonense e tornam-se verdadeiros protagonistas para a economia do Amazonas. Essa convenção faz com que o nosso Estado venha a cada dia andar com passos mais largos, ou seja, os palestrantes trouxeram conhecimento para a área de cidadania, previdência, emprego, agricultura e empreendedorismo”, destacou o parlamentar.

O subsecretário nacional de Políticas Públicas do Trabalho, Sylvio Eugênio Medeiros afirmou que o Ministério do Trabalho tem contato direto com a sociedade, quando um trabalhador pede o benefício do Seguro Desemprego do Governo Federal, recebe o abono salarial, procura a Rede Sistema Nacional de Emprego (Sine) para cadastrar currículo para conseguir emprego e busca outros benefícios.

“Mas sempre queremos mais, que o serviço seja melhor e mais distribuído para a população. A principal dificuldade hoje para se conseguir emprego é a qualificação. A pouco, o deputado estadual João Luiz falou que ‘conhecimento é poder’. Hoje uma das coisas mais importantes que nós estamos vendo no ministério é que existem empregos não preenchidos porque as pessoas não têm as competências necessárias para ganhar aquele cargo e essas pessoas estão ficando cada vez mais para trás em um mercado informatizado e competitivo”, comentou o subsecretário Syvio Medeiros.

Durante a palestra, o diretor de pessoas do INSS  Dr. Jobson Sales, também explanou sobre os principais canais de atendimento que a previdência social tem com o povo brasileiro, que são o salário maternidade, auxílio doença, benefício por incapacidade temporária, aposentadoria, pensão por morte e dentre outros.

“O INSS realiza, por ano, nas unidades cerca de 45 milhões de atendimentos presenciais. No atendimento de call center, que é o 135, atende 75 milhões de pessoas e temos o aplicativo o Meu INSS, que durante a pandemia chegou ao pico de 1 milhão de atendimentos. A Previdência Social com a quantidade de pessoas que ela tem, de benefícios que são pagos, se fosse um país seria o quarto maior das Américas”, disse.

Na convenção, o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, o Governo Federal tem financiado várias iniciativas e mostrado para a sociedade como entidades possam obter recursos para combater as drogas e dentre outros problemas. “Nosso objetivo aqui foi apresentar o trabalho e mostrar como algumas entidades podem ter parcerias conosco”, frisou o secretário do Ministério da Cidadania.

 

Autoridades

O evento contou com a participação do presidente da OAB-AM, Dr. Jean Cleuter, Anne Keity Tupinambá da Fundação Amazonprev, Glauber Moré da Fundação Republicana, Sebastião Téo, presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (Fotrab), Dra. Grace Benayon, Dra. Manoela Camino, Coordenação-Geral de Empregabilidade e Empreendedorismo do Ministério da Cidadania e dentre outras autoridades do Governo Federal e do Estado do Amazonas.