NOTÍCIAS

João Luiz protocola projeto na Aleam, que dispõe sobre fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

17.out.2022 12:48h
img
Foto: Mauro Smith

O Projeto de Lei (PL) nº 425/2022, que dispõe sobre a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas (a retirada total ou parcial da mama), de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Essa lei garante às mulheres mastectomizadas a realização de fisioterapia de reabilitação nas unidades da rede pública de saúde do estado”, disse o parlamentar.

O deputado João Luiz destaca que a principal finalidade desta PL é minimizar sequelas, que essa doença pode causar, sejam elas estéticas ou físicas.

“A fisioterapia se revela uma forte aliada em favor do bem-estar das mulheres. O objetivo principal é restabelecer o movimento e força do braço e ombro, além de prevenir problemas pulmonares.  A ação preventiva de sequelas para pacientes mastectomizadas é certamente assegurar a essas mulheres dignidade, recuperação plena e o retorno mais rápido à sua rotina”, concluiu.