NOTÍCIAS

João Luiz ressalta recriação da Semjel como ferramenta de prevenção contra as drogas

Por Assessoria

08.jun.2021 12:18h
img
Foto: Mauro Smith

Em pronunciamento na sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (8), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) ressaltou a importância da recriação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel) como ferramenta de prevenção contra as drogas na capital amazonense.  O parlamentar recomendou, ainda, que, junto ao projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Defesa Social, o prefeito de Manaus, David Almeida, encaminhe à Câmara Municipal o projeto de recriação da Semjel.

Segundo João Luiz, no início deste ano, enviou uma indicação ao prefeito David Almeida propondo a recriação da pasta que, segundo o Republicano, foi uma das promessas de campanha da atual gestão municipal.

“Acredito que situações vividas no último final de semana, em Manaus e outros municípios da Região Metropolitana, poderiam ser evitadas se o poder público investisse mais no esporte. Já passou da hora de o prefeito de Manaus recriar a Semjel e reativar programas e projetos que afastem crianças, adolescentes e jovens do tráfico de drogas. Temos de criar ferramentas de prevenção contra  as drogas, ocupar o tempo ocioso dos nossos jovens incentivando a prática desportiva”, comentou João Luiz.

Na avaliação do parlamentar, a criação de uma Secretaria de Defesa Social é importante para o fortalecimento da Guarda Municipal e também da segurança do município, no entanto ressaltou a importância de investimentos em projetos e programas de incentivo à prática desportiva como uma forma eficaz de combate à expansão do crime organizado.

“A reativação de projetos e programas voltados à prática desportiva é o caminho mais fácil para evitar que crianças, jovens e adolescentes sejam atraídas pelo tráfico. Por isso que, mais uma vez, utilizo a tribuna desta Casa para solicitar ao prefeito de Manaus que reative a Semjel, para que o município entre e se aproxime das comunidades e dos bairros”, destacou.

 

Indicação

No documento enviado à prefeitura, João Luiz ressaltou, ainda, que apesar dos processos de fusão terem tido a intenção de otimizar os serviços e rotinas administrativas, é visível que, enquanto independente, a Semjel atuava de forma mais eficiente do que hoje, como subsecretaria ligada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Para o Republicano, a recriação da Semjel irá mudar o cenário de abandono das quadras poliesportivas, das mini vilas olímpicas e tantos outros espaços públicos destinados à prática de esporte na capital. “Hoje, os espaços públicos voltados para atividades físicas estão abandonados. Sem cronograma, programação e projetos específicos, esses locais estão sem utilidade e tornaram-se alvos de vandalismo”, lamentou o parlamentar.