NOTÍCIAS

João Luiz reunirá com a CMM para buscar meios de diminuir número de mortes, no trânsito da capital

Por Assessoria

01.set.2021 16:22h
img
Foto: Mauro Smith

O deputado João Luiz (Republicanos), membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Amazonas (CTTMU/Aleam), se pronunciou na manhã desta quarta-feira (1), durante o Grande Expediente, a respeito dos constantes acidentes de trânsito com mortes na cidade de Manaus e disse que unirá à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para buscar uma solução para o problema.

“Como membro da Comissão de Transporte dessa casa, acredito que podemos nos unir a Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Manaus e convidar o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a tomar providências, pois estamos assistindo em Manaus, perdas de vidas, como por exemplo, no acidente na Avenida Rodrigo Otávio, onde um veículo foi esmagado em meio aos dois caminhões e duas pessoas da mesma família perderam a vida”, disse.

O Republicano disse também, que vai sugerir ao IMMU, que faça estudo de tráfego para ver a possibilidade de instalação de lombadas ou redutores de velocidade, nas principais vias da cidade. “Se tivéssemos lombadas, redutores de velocidade ou proibição da circulação de veículos pesados, durante o horário de pico, nas principais vias da cidade, poderíamos evitar muitos acidentes e mortes. Em outras cidades existem leis que proíbem a circulação de veículos pesados em determinados horários. Precisamos nos unir para achar uma solução, o que não podemos é ficar de braços cruzados, vendo tanta vida sendo perdida de forma tão violenta”, finalizou.

Vítimas fatais

De acordo com dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de janeiro a agosto de 2021 foram registrados 8.566 acidentes de trânsito em Manaus, uma redução de 1,13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 8.664 acidentes. Contudo, quando comparados os dados de vítimas fatais, observa-se um aumento de 19,6% neste ano. Foram 162 mortes em acidentes de trânsito de janeiro a agosto de 2021, contra 136 no mesmo período, em 2020. A maioria das mortes em 2021 foi por atropelamento, com 73 ocorrências; em segundo lugar estão as colisões de carros e motos, totalizando, até agora, 39 casos. A quantidade de vítimas lesionadas nos primeiros oito meses do ano também aumentou, de 2020 para 2021. Foram 2.770, no ano passado; e 3.018, neste ano, um aumento de 8,95%.