NOTÍCIAS

João Luiz solicita ao Governo do Amazonas a implantação de CAIC+ e Policlínica exclusivos para autistas

Por Assessoria de Comunicação

11.mai.2022 7:12h
img
Foto: Mauro Smith

Para fortalecer e expandir os direitos das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) solicitou ao Governo do Amazonas, por meio de requerimento, a implantação de um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) e uma Policlínica, voltados ao entendimento exclusivo a pacientes TEA.

O anúncio aconteceu na manhã desta terça-feira (10), durante Cessão de Tempo, de autoria do deputado João Luiz, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que reuniu mais de 50 pais e mães de autistas. A iniciativa do Republicano visa reforçar o trabalho de assistência e dar mais visibilidade à classe.

“Essas famílias precisam de mais apoio, especialmente nas áreas da saúde e educação, então é muito importante que os pais procurem os direitos dos seus filhos, principalmente, porque hoje temos leis. Para fortalecer ainda mais a causa, hoje também indiquei a Casa Legislativa a realização de uma ação em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, destacou João Luiz.

Ainda durante a Cessão de Tempo o Republicano destacou a Lei Nº 5.105/2020, de sua autoria, que prevê anualmente, no mês de abril, a Campanha Transtorno do Espectro Autismo é o Amor (TEAMO).

A Cessão de Tempo contou com a participação da secretária Executiva de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado de Justiça, Dra. Maricília Teixeira da Costa, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Além de famílias de autistas, a Cessão de Tempo teve a participação de órgãos e comissões envolvidas com a causa, entre eles a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Amazonas (Raps) e representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para a mãe de autista, Lena Ribeiro, a grande dificuldade para os autistas no Estado é que as leis não são cumpridas. “Atualmente, estamos vendo mães exaustas, fazendo tratamento. Porém, se nossas crianças tivessem sendo assistidas, teríamos acesso a educação e elas estariam se desenvolvendo normalmente. Agradeço ao deputado João Luiz, pois nunca vi ninguém olhar para os autistas como o senhor está fazendo”, afirmou.

O representante do INSS, o assistente social Rodrigo Freire, que trabalha com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) explicou que jamais vai entender o que se passa com uma família que têm filhos autistas. Freire frisou que sempre ouve os problemas e tenta entender da melhor forma para ajudar as pessoas que buscam a garantia de direitos no Governo Federal.

“É muito narrado pelas mães que eles dedicam sua vida integralmente para viver em função dos seus filhos. Essa é uma realidade totalmente desconhecida, mas precisamos estar sempre prontos para ajudar”, comentou Freire.

 

Jordânia Gama- 92 9858 7939/ 31834409