NOTÍCIAS

Jovens parlamentares assistem palestra sobre a importância do Ministério Público

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.jun.2022 13:46h
img
Foto: Edmar Perrone

Os 24 jovens deputados estaduais e respectivos suplentes estiveram, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (7), para assistir a palestra “A importância do Ministério Público na atualidade”, como parte da programação do Parlamento Jovem, e que foi ministrada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAOCRIMO), dentro do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM), promotor Públio Caio Bessa Cyrino.

Temas como ética, moral e constitucionalidade foram trazidos ao público formado pelos estudantes das escolas estaduais do Amazonas, que fazem parte da 14ª edição do Parlamento Jovem.

“A juventude é sempre a esperança presente, pois já estão aqui. O exercício da política se faz no dia-a-dia, mas, sem dúvida, o aprendizado do caminho dentro dessa política, o Parlamento Jovem está trazendo grande contribuição à juventude e também ao Brasil”, resumiu Cyrino.

Cassandra Serejo, coordenadora do Parlamento Jovem, afirmou que a receptividade dos alunos traz à equipe do programa ânimo e alegria. “Eles têm posicionamentos fortes e sempre falam ‘como seria nossa realidade se todo mundo pudesse votar depois de uma palestra de educação cidadã?’, elogiou.

 

Ouvir o contraditório

Mesmo sem concordar com alguns posicionamentos expressados na palestra, o jovem deputado Gustavo Reis, de 17 anos, da Escola Estadual Maria do Céu Vaz d’Oliveira, do bairro Planalto, afirmou ser excelente conhecer o ponto de vista do contraditório.

“A gente não evolui somente estudando, mas debatendo e conhecendo ideias diferentes, ainda mais de uma pessoa que chegou a um cargo alto, um intelectual. Por mais que  tenha uma opinião política diferente, aprendemos com ele e ele aprende com a gente e, isso será de muita ajuda no nosso futuro”, afirmou.

Públio Caio Bessa Cyrino é formado em Filosofia e em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1988, inicialmente nas comarcas de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Manacapuru e, por fim, na capital, Manaus.

Atualmente, exerce a função de coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAOCRIMO), dentro do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM).