NOTÍCIAS

Livro sobre educação inclusiva é lançado na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.nov.2022 15:07h
img
Foto: Alberto César Araújo

O hall Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou na manhã desta terça-feira (1) o lançamento do livro “Educação Inclusiva: uma perspectiva contextualizada”, que reúne estudos de treze professores sobre o tema. O evento foi realizado em parceria da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, a Comissão de Educação da Aleam, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PL), e os autores do livro.

A deputada Therezinha Ruiz afirmou que fez questão de participar do lançamento do livro porque entende que esse tipo de trabalho deve ser valorizado. “É de suma importância a divulgação desse trabalho para que outros colegas possam compartilhar e ajudar com as experiências, teorias e práticas  com o objetivo maior de melhorar a educação inclusiva no nosso estado”, disse a parlamentar.

A Profª Dra. Maria Gorete Lima, que faz parte do quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é coordenadora do trabalho e explicou que o livro reúne os estudos de treze professores para suas dissertações de mestrados e teses de doutorados, sempre tratando da educação inclusiva em todas as suas possibilidades.

“Queremos desmistificar a educação inclusiva, mostrando que é preciso primeiramente a ampliação do olhar e enxergar o aluno como um indivíduo único”, disse a educadora, falando do desejo de partilhar as informações e contribuir para que os professores das escolas públicas municipais e estaduais construam metodologias de ensino capazes de fazer com que todos os alunos aprendam.

 

Lista dos autores do livro:

Álvaro Calazans Belém

Dilce Maria Lemos dos Santos

Francimara Cabral Campos

Francy Barroso Belém

Gisele Cardoso Litaiff

Maria Gorete Firmino de Lima

Jesseane Andréa Gualberto Prazeres

Maristany Duarte Araújo

Moady de Oliveira Braga

Paulo André Castro Cruz

Regia Lúcia de Paula Mendes

Rejane dos Santos Pereira Figueiredo

Tânia Maria Nascimento Araújo