NOTÍCIAS

Maria do Carmo Seffair Lins e Wellington Lins recebem medalha Ruy Araújo na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.dez.2022 14:23h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) outorgou, nesta quinta-feira (1º), a medalha Ruy Araújo aos fundadores da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Maria do Carmo Seffair Lins e Wellington Lins de Albuquerque, reitora e presidente da instituição, respectivamente. A propositura é do deputado Wilker Barreto (Cidadania) e do então deputado Sabá Reis, sendo subscrita pelo deputado Belarmino Lins (PP). A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil).

Wilker Barreto destacou as qualidades dos dois dirigentes da instituição de ensino superior que, segundo ele, gera mais de 2 mil empregos diretos. “A Fametro é a maior faculdade do Amazonas e está entre as maiores do norte do país, com taxas de crescimento acima da média nacional. Empreender e investir nas condições adversas do país é para poucos”, afirmou.

O deputado falou também dos desafios abraçados por Maria do Carmo e Wellington Lins, em relação à aquisição do Hotel Tropical e da Santa Casa. “O hotel gerará mais de mil empregos diretos, fora a cadeia indireta. A coragem de empreender é pré-requisito suficiente para uma homenagem justa, mas temos ainda outro desafio que é o resgate da Santa Casa de Misericórdia, porque ali acontecerá a formação de quadros da saúde. Não tenho dúvidas de que esse hospital-escola é mais um braço de alcance social”, sintetizou.

Belarmino Lins enalteceu a trajetória profissional dos homenageados e acrescentou que a emoção de ver a Assembleia Legislativa reconhecer a importância para a sociedade de seu irmão Wellington e de sua esposa Maria do Carmo. “Há de se destacar que Maria do Carmo é dona de um currículo profissional notável e que nos serve de paradigma. Ambos os homenageados são portadores de almas e corações impolutos”, destacou.

Maria do Carmo agradeceu ao deputado Wilker Barreto pelo que considerou uma honrosa indicação. “Essa homenagem se estende a todos os colaboradores da Fametro. O trabalho realizado em prol do Amazonas é, na verdade, resultado desse esforço conjunto. O momento é muito significativo, agradeço aos nossos filhos e colaboradores.  Comecemos, porque até agora nada fizemos”, resumiu.

O homenageado Wellington Lins apresentou um breve vídeo institucional da Fametro e agradeceu a todos os parlamentares que votaram pela homenagem. “A cidadania de um povo é construída e conquistada pela Educação, é flagrante a necessidade de plantar a semente da Educação, para no futuro colher desenvolvimento, igualdade, oportunidade, bem estar e qualidade de vida. Desta forma, me defino como um semeador da Educação”, afirmou.

Estiveram presentes amigos e parentes dos homenageados, além de diversas autoridades estaduais, como o José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que representou o governador Wilson Lima; deputado federal Átila Lins (PSD); conselheira Yara Lins, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM); vereadora Yomara Lins (PRTB), representando a Câmara Municipal de Manaus; Lúcia Viana, da Associação dos Magistrados do Amazonas; Fabiano Afonso, representando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Omara Gusmão, Secretária-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas (OAB-AM).

 

Fametro

A Fametro é uma instituição amazonense de ensino superior com sede em Manaus e ativa nos municípios de Manacapuru, Codajás, Humaitá, Caapiranga, Beruri, Iranduba, Careiro, Novo Airão, Parintins, Itacoatiara, Urucará, Manicoré, Autazes, Maués, Tefé, Tabatinga e Coari, atuando também em outras cidades da região Norte como Boa Vista/RR, Oriximiná e Santarém, no oeste paraense, sendo uma instituição dedicada ao ensino presencial e à distância (EaD).

 

Trajetória

Maria do Carmo Seffair Lins possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas e graduação em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins. É mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Reitora da Fametro e Diretora do Centro Preparatório Jurídico.

Wellington Lins de Albuquerque é formado em engenharia civil e um dos principais empresários da região Norte, atual presidente do grupo Fametro.