NOTÍCIAS

Mayara defende regularização da rede pública de saúde para captar recursos do Governo Federal

Por Assessoria de Comunicação

11.nov.2021 9:45h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em Audiência Pública virtual realizada na tarde desta quarta-feira (10), a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), apresentou os dados referentes ao relatório do segundo quadrimestre de 2021.

A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), e teve a participação de deputados, membros da CSP, que também deram suas contribuições, comentando dados e sugerindo mudanças no sistema de atendimento na saúde para a capital e interior.

O Secretário de Saúde, Anoar Samad e representantes da SES-AM realizaram a apresentação de quadros informativos com dados referentes aos investimentos e gastos efetuados na Rede Pública de Saúde do Amazonas, de maio a agosto, e deram explicações sobre questionamentos feitos pelos deputados presentes. Segundo o chefe da pasta, apesar das dificuldades, alguns atendimentos já puderam ser retomados, entre eles, as cirurgias eletivas e cirurgias de cataratas, no interior.

Dra. Mayara fez questionamentos sobre os gargalos enfrentados pelo Amazonas em receber repasses e pontuou a falha do sistema em não estar habilitado e devidamente registrado para pleitear recursos junto ao Governo Federal, e ter acesso aos repasses do SUS. Segundo a parlamentar, essa situação deve ser avaliada e passar por mudanças urgentes.

De acordo com o relatório, Mayara Pinheiro foi a deputada que mais destinou recursos para a saúde do Amazonas, em termos quantitativos. Ao todo, foram 19 emendas e mais de 4,8 milhões de reais.

”Fui a deputada que mais destinou emendas para a saúde em termos de quantidade, e assim vai continuar sendo, porque sou médica, meu aporte e conhecimento técnico são na área de saúde, vivi isso na pele como vice prefeita de um município importante do interior do estado e tenho sempre em mente essa responsabilidade maior de contribuir com a saúde da melhor forma possível”.

Os recursos oriundos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, serviços, interiorização do Desenvolvimento do estado do Amazonas), também foram citados. Mais de R$ 86 milhões foram destinados, somente este ano, para o interior. Dra. Mayara ressaltou a importância dessa conquista.

“O FTI também foi uma arguição nossa, pois era um recurso usado somente para a saúde da capital e foi através da nossa voz que esse recurso foi repassado para a saúde do interior. E, isso realmente veio no momento em que mais foi preciso, por conta da pandemia. Os recursos socorreram os municípios no período crítico da primeira e segunda onda da Covid-19.”

A deputada destacou ainda os principais pontos observados na audiência e que fazem parte de seu discurso desde o início do mandato, que são a regionalização da saúde no interior, investimentos por meio de emendas parlamentares e a descentralização da média e alta complexidade. A parlamentar reconheceu as dificuldades e altas demandas advindas da saúde e se colocou à disposição para ouvir demandas e buscar alternativas que ajudem a aumentar as habilitações e garantam maior aplicação de recursos.

Confira a Audiência completa no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tI9giM7GC04