NOTÍCIAS

Mayara destaca importância da educação para participação de jovens na política no Dia da Juventude

Por Assessoria

22.set.2021 13:59h
img
Foto: Dircom

Comemorado em 22 de setembro, o Dia da Juventude do Brasil tem como objetivo homenagear a história de grandes lutas que mudaram o cenário político nacional. A data também serve para conscientizar a população sobre a importância e poder da mobilização dos jovens.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) são considerados jovens aqueles com idades entre 15 e 24 anos. No Brasil, parte deles não é obrigada a votar, mas, tem demonstrado interesse em participar ativamente do processo político atual tomando mais consciência do poder do voto e sua influência na escolha de representantes.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a data foi lembrada pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas) que ressaltou os esforços realizados em busca de proporcionar oportunidades de melhoria na qualidade de ensino para a juventude tanto na capital como no interior.

“O conhecimento adquirido em sala de aula garante grandes vantagens ao aluno, pois o mesmo consegue desenvolver um pensamento mais crítico e participar diretamente das tomadas de decisões, contribuindo para mudança da realidade social na qual está inserido”, explicou.

Mayara é autora do requerimento de nº 4922/2020 que institui o programa “Amazonas Consciente” com o objetivo de estimular a compreensão, por parte dos estudantes, de como funciona por dentro o orçamento público fazendo com que esses alunos tenham interesse e discutam a questão. A proposta incluiu a criação de cartilhas explicativas sobre o assunto que também deverá ser abordado durante as aulas.

De acordo com a parlamentar, é indispensável estimular a formação cidadã dos jovens e sua efetiva participação na política, bem como o fortalecimento de novas lideranças. Neste sentido o projeto resgata o exercício pleno da cidadania, permitindo a criação de um país melhor. “A educação, sem dúvida, é uma oportunidade de possibilitar que esses jovens entendam seu papel na sociedade e a escola é o lugar ideal para conhecimento de valores éticos e determinantes para as escolhas deles”, afirmou.

Mayara destacou ainda que o Dia da Juventude no Brasil é um marco importante para trazer à memória as conquistas e fortalecer a luta dos jovens na busca por políticas públicas que atendam essa parcela de mais de 50 milhões de brasileiros e afirma que, “para que haja êxito, governo, professores, família e a população em geral devem se unir e assumir cada uma sua respectiva responsabilidade, buscando a universalização do ensino, com qualidade na educação oferecida”.

Outros projetos para juventude

 

Além do olhar voltado para o conhecimento sobre política, Dra Mayara também tem trabalhado em outras propostas para educação dos jovens, entre elas está o Projeto de Lei (PL) n° 173/2021 que autoriza a inclusão, no currículo escolar da rede pública estadual, a disciplina de “Educação financeira e finanças pessoais” com o objetivo de introduzir nas escolas públicas estaduais do Amazonas o conteúdo. Segundo a parlamentar, a ideia é transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e instruindo o aluno sobre as diversas formas de investimentos existentes no mercado, mostrando a importância de poupar e investir para o futuro.

Também direcionado para a educação de jovens Dra. Mayara trouxe para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) N° 436/2020, que propõe a doação de equipamentos de informática como, tablets, notebooks e celulares, que estejam em perfeita condição de uso, apreendidos pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Amazonas. O PL visa beneficiar alunos da rede pública estadual de ensino que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica, objetivando o acompanhamento das aulas remotas e melhorar a infraestrutura da rede pública de ensino.

Já no Projeto de Lei n° 486/2020, também de autoria da parlamentar, o objetivo é dar oportunidade para jovens que vivem em situação de desigualdade social ou vulnerabilidade. A propositura dispõe sobre a contratação de jovens em projetos e eventos esportivos e culturais. De acordo com a proposta haverá reserva para jovens aprendizes e aqueles que cumpriram medida socioeducativa ou estão inscritos em projetos do governo de pelo menos 10% de vagas de emprego em eventos esportivos e culturais realizados no Estado do Amazonas.