NOTÍCIAS

Mayara homenageia professora Claudia Baré por alfabetizar crianças em Nheengatú

Por Assessoria de Comunicação

18.out.2023 17:05h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis(Republicanos) homenageou, nesta quarta-feira(18), a professora indígena Ana Claudia Martins Tomas, da Etnia Baré, com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A cerimônia é realizada todos os anos em alusão ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.

Mais conhecida como professora Claudia Baré, a educadora se formou em Pedagogia com ênfase em Interculturalidade pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é uma das lideranças fundadoras do Parque das Tribos no Tarumã e também do Espaço Cultural Indígena Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit, que alfabetiza e ensina a língua Nheengatú para crianças e jovens.

“Eu tinha recém formado em Pedagogia e vi aquela necessidade de a gente estar juntando as crianças para ensinar na língua Nheengatú. Eu vi neste momento que as crianças tiveram muita curiosidade de querer aprender como é o nome do sol, como é o nome da lua, como é o nome da terra, da floresta. Eu tive a oportunidade também de alfabetizar algumas crianças tanto em português como também na língua Nheengatú”, conta a professora.

Cursando mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinhas (UNICAMP), em São Paulo (SP), a pedagoga foi representada na cerimônia pelo professor indígena Joilson Paulino Karapaña, que tem continuado o trabalho no Parque das Tribos. A Medalha do Mérito Legislativo Educacional é um gesto de valorização da Assembleia Legislativa ao trabalho de educadores que fazem a diferença na vida de crianças e jovens que vivem no Amazonas.

“Quando eu conheci o trabalho da professora Claudia Baré não tive dúvidas da sua contribuição para o nosso estado, para educação no Parque das Tribos, visando também o fortalecimento da cultura indígena dos povos originários. Por isso, ela foi minha indicação para esta homenagem tão merecida”, destacou a deputada Dra. Mayara.