NOTÍCIAS

Mayara Pinheiro sugere compra ou aluguel de aviões para combater incêndios no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

29.set.2023 11:56h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) protocolou o Requerimento nº 4531/2023 solicitando ao Governo do Amazonas a intermediação na compra ou locação de aviões com funções para o combate a incêndios.

Segundo Mayara, as aeronaves seriam o apoio ideal para os brigadistas que enfrentam a situação de emergência em todo o estado no combate às queimadas, devido ao período de intensa seca.

“O Governo do Estado já decretou emergência ambiental, aumentou o número de brigadistas e ferramentas de monitoramento dos focos de calor, mas sabemos que, em situações de incêndio, é preciso agir rapidamente e, diante das peculiaridades de acesso e transporte na nossa região, o uso desses aviões seria a solução mais ágil e um reforço para a equipe, já que o lançamento de água pode combater os incêndios diretamente, amenizar o calor e a altura das chamas, além retardar o avanço do fogo, permitindo mais efetividade nas ações dos combatentes que estão em solo”, justifica a deputada.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), até o dia 19 de setembro foram registrados mais de 5.186 focos de incêndio, 72,6% a mais que a média do mês, de 3.003. O mês tem sido marcado por episódios constantes em diversos municípios no interior e na capital amazonense, que ficam cobertas por intensas nuvens de fumaça e com ar insalubre.