NOTÍCIAS

Mayara reforça pedido para inclusão de lactantes no grupo prioritário de vacinação

Por Assessoria

09.jun.2021 15:40h
img
Foto: Dircom

No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta quarta-feira (9), a deputada estadual Dra. Mayara (Progressista) voltou a reforçar o pedido para inclusão de lactantes com e sem comorbidades no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

A deputada foi a primeira parlamentar no Amazonas a solicitar prioridade para este grupo de mulheres no Estado, por meio dos Requerimentos nº 2312/2021 e nº 2293/2021 enviados ao Ministério da Saúde e Governo do Amazonas, respectivamente, em maio deste ano.

De acordo com estudos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar no Brasil (IBFAN), crianças que recebem leite humano de mães imunizadas já podem contar com “algum de proteção” transmitido pelas vacinas aplicadas em mães que amamentam.

Além disso, uma pesquisa publicada na revista científica The Journal of the American Medical Association (JAMA) apontam que mulheres de Israel, vacinadas com a Pfizer/BioNTech, apresentaram altos níveis de anticorpos IgA e IgG contra a novo coronavírus no leite materno.

“Não há qualquer respaldo científico que contraria a determinação do Ministério da Saúde que inclui […] lactantes sem comorbidades, como grupo prioritário. Por isso, peço que esse grupo de mães também seja prioridade na vacinação. E ao invés de salvar uma vida, se salvam duas. Isso traz esperança para as mulheres e crianças do nosso Amazonas”, disse.