NOTÍCIAS

Médico Rafael Siqueira de Carvalho recebe a Medalha do Mérito Legislativo

Por Assessoria de Comunicação

16.dez.2021 9:43h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

O médico Otorrinolaringologista do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Rafael Siqueira de Carvalho recebeu, nesta quarta-feira (15), a Medalha do Mérito Legislativo. A solenidade ocorreu no Auditório Belarmino Lins na Assembleia Legislativa. A indicação para a homenagem foi do deputado Tony Medeiros (PSD).

De acordo com  o deputado, Rafael Siqueira prestou relevantes serviços à população do Amazonas, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. “O doutor Rafael foi um dos responsáveis pela diminuição das filas de videolaringoscopia, de laringoscopia e endoscopia nasal. Lá na Policlínica Gilberto Mestrinho foi membro de uma equipe que conseguiu realizar mais de 900 exames de uma fila que continha 1.273 pacientes”, afirmou Tony Medeiros.

Estudante dedicado, Rafael Siqueira estudou no Colégio La Salle, antes de entrar na Universidade Federal do Amazonas, alcançando uma das melhores notas no Processo Seletivo Contínuo (PSC), entrando de imediato para o curso de medicina em 2007.

O deputado lembrou ainda que Rafael Siqueira prestou concurso para a especialidade de otorrinolaringologia e passou em primeiro lugar, concluindo a especialização em 2011. Em São Paulo fez uma pós-graduação em sono, no Hospital Israelita Albert Einstein.

Aprovado no concurso de 2008 para o Quadro Complementar de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Rafael foi um dos bravos combatentes da linha de frente da Covid-19. “Ele foi acometido pela doença e em alguns momentos lutou pela própria vida. Mesmo assim, ao se recuperar completamente, voltou e ajudou a salvar milhares de pessoas”, disse o deputado.

Atualmente, Rafael continua na Policlínica Gilberto Mestrinho e atende aos militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar como único otorrinolaringologista servindo às corporações.

 

 

A honraria

A Ordem do Mérito Legislativo foi instituída em 2002 compreende a categoria Grande Mérito e  é concedida a soberanos chefes de Estado e de Governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.