NOTÍCIAS

Na 1ª Sessão Ordinária de 2022, Roberto Cidade diz que a CPI da Amazonas Energia terá audiências no interior

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

02.fev.2022 14:52h
img
Foto: Divulgação Dicom

Durante a primeira Sessão Plenária Ordinária de 2022 da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (2), o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), desejou aos demais parlamentares um bom andamento nos trabalhos, nesta 19ª Legislatura. Ele destacou a continuidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura irregularidades nos serviços prestados pela concessionária Amazonas Energia. “Quero dizer à população que os membros da CPI realizarão audiências no interior, que devem contribuir para o relatório final e oferecer uma resposta à população sobre seus anseios, que é o mais importante”, defendeu.

Cidade enfatizou, durante seu discurso, que o problema sobre a precariedade do fornecimento de energia assola a população do Amazonas e ressaltou que a Aleam fornecerá toda a estrutura para que o presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT); o relator deputado Carlinhos Bessa (PV) e os demais membros consigam realizar o trabalho da melhor maneira possível. “A CPI tem que ter começo, meio e fim. Torço para que a Comissão possa trazer uma conclusão que beneficie a população do nosso Estado”, finalizou.

O deputado Sinésio Campos explicou que os trabalhos internos da Comissão não foram suspensos durante o recesso. O parlamentar disse ainda que a partir desta quarta-feira as reuniões da CPI recomeçam e aproveitou para solicitar sua prorrogação.  “Gostaria que o Requerimento de prorrogação da CPI, que foi subscrito por todos os deputados, fosse votado para que os trabalhos da Comissão não sofram descontinuidade”, pediu.

 

Notícias falsas

O deputado Dermilson Chagas (sem partido) denunciou a existência de ataques de pessoas que se utilizam do anonimato nas redes sociais e praticam crime de calúnia e difamação. De acordo com o parlamentar, todas as vezes que esses ataques ocorrem, há a denúncia na Delegacia de Crimes Virtuais e o posterior processo na justiça. “Todas as vezes que processo alguém que me ataca na rede, descubro que é funcionário público com cargo comissionado”, constatou.

Em aparte, a deputada Joana Darc (PL) corroborou as denúncias e afirmou ser também vítima de boatos e mentiras na internet. “Constantemente tenho sido vítima de fake news. É importante dizer que a internet não é ‘terra de ninguém’. Entrei na justiça, ganhei as ações e a verdade foi reposta, obrigando as pessoas a se retratarem”, afirmou.

Ainda durante a Sessão que abriu os trabalhos do ano legislativo, o deputado Adjuto Afonso (PDT) falou sobre o aumento de 76% de novos empregos, no país, gerados por meio das micro e pequenas empresas, segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o parlamentar, o aumento de novas vagas também reflete no Amazonas. “Aqui no Estado não foi diferente. Tivemos crescimento no número de vagas, novas aberturas de micro e pequenas empresas. Isso reflete na economia e nos alegra muito”, afirmou.

Adjuto informou que a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa (Frenpeei) atendeu e forneceu treinamento a cerca de mil pessoas em 2021, entre pequenos empreendedores e interessados em abrir novas empresas, em Manaus, São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus em linha reta) e Lábrea (702 km).

Em seu pronunciamento, o deputado João Luis (Republicanos) fez uma pequena prestação de contas da atuação da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), a qual preside, durante os últimos dois anos. A CDC, informou o parlamentar, abriu 923 processos individuais de consumidores contra empresas que desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor.

“Realizamos uma ação coletiva, com pedido de liminar, para evitar o corte do fornecimento de serviços públicos e enviamos inúmeros ofícios cobrando esclarecimentos às empresas. Assim como realizamos reuniões técnicas para tratar de reajuste tarifário e também Audiências Públicas para tratar sobre cortes de energia e abusos na cobrança de tarifas de energia elétrica”, enumerou.