NOTÍCIAS

Na Aleam, presidente do Coren-AM destaca lutas e desafios da Enfermagem

Por Assessoria

11.mai.2021 19:21h
img
Foto: Dircom

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Dr. Sandro André, participou na manhã desta terça-feira (11) da Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a convite do deputado Estadual Álvaro Campelo (Progressistas). Na oportunidade, o titular do Conselho falou sobre a importância da categoria no sistema de saúde, os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem no desempenho de suas funções, principalmente em tempos de pandemia, e destacou a luta pelos direitos que buscam há anos no âmbito federal, como piso salarial, jornada de 30 horas e descanso digno.

“Falo em nome dos mais de 52 mil profissionais de Enfermagem do Amazonas, o mundo todo está presenciando a importância da Enfermagem para o sistema de saúde, no início da pandemia quando todos se retiraram e ficaram reclusos, existiam setores e instituições em que a única visita que os pacientes recebiam era dos profissionais da enfermagem. Infelizmente a nossa classe ainda é desvalorizada, enfrentamos diariamente agressões físicas e psicológicas, sobrecargas elevadas de trabalho, não temos ainda um piso salarial, no nosso Estado ainda vemos situações de sub-salários, nós temos profissionais de enfermagem ganhando menos de um salário mínimo, isso é uma situação vergonhosa e trago o questionamento: ‘como uma classe tão importante para a sociedade brasileira é tão desvalorizada?’ A semana de Enfermagem é uma semana de reflexão, precisamos refletir qual o valor que nós estamos dando para aqueles que estão ofertando suas vidas para que a população brasileira possa sobreviver?”, declarou Sandro André

O deputado, que já havia declarado apoio ao Projeto de Lei (PL) n° 2564 em suas redes sociais, aproveitou a oportunidade para convidar os 24 deputados da Casa  Legislativa para fazer uma moção de apoio ao Projeto de Lei. “Conclamo a esta Casa a abraçar esta causa, inclusive apresentando uma moção de apoio ao PL 2564/2020 que tramita no Senado Federal e trata do piso salarial dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. É importante que nós possamos dar o apoio necessário a esta classe que vem sendo guerreira no combate a pandemia, só no Estado do Amazonas são 52 mil profissionais que estão esperando que o Senado aprove esse PL, que valoriza a classe, que estabelece o piso nacional e que faz o reconhecimento necessário a eles que estão na linha de frente desde o início desta pandemia. Portanto, eu peço que essa casa possa aprovar esta moção de apoio e desde já coloco á disposição para que essa moção seja subscrita por todos os 24 deputados e seja enviada ao Senado Federal, e possa ser mais uma forma de apoio a esta classe que tem envidado esforços e tem se dedicado ao máximo”, explicou o parlamentar.

Carreata pela valorização da enfermagem

 

Na oportunidade, o presidente do Coren-Am convidou a todos os parlamentares a participarem da primeira Carreata pela Valorização da Enfermagem, que acontecerá nesta quarta-feira (12) a partir das 09h, com concentração a partir das 08h30 na Avenida do Samba. A carreata seguirá até o complexo turístico da Ponta Negra. No encerramento será feita uma homenagem aos profissionais da enfermagem.