NOTÍCIAS

“Não há progresso sem educação e inovação”, avalia Angelus Figueira na abertura do ano letivo do interior

Por Assessoria de Comunicação

15.fev.2022 15:03h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Angelus Figueira (DC), participou nesta terça-feira (15) da abertura do ano letivo do interior do Estado, ocorrida em Manacapuru (distante 68 Km de Manaus). Na ocasião, Figueira que já foi quatro vezes prefeito do município que alcançou, à época, excelente desempenho nacional em educação, evidenciou que “não há progresso sem educação e inovação”. Porém, na opinião do deputado, é preciso respeitar, investir e valorizar os agentes do processo educacional, sobretudo, seus principais atores: os professores. A abertura realizada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, dentre outras autoridades, foi marcada pela inauguração do Espaço Maker, que faz parte do projeto “Fazer Aprender”.

“Mas para uma educação de qualidade é preciso ousadia. Investimentos, valorização, respeito aos agentes de todo o processo educativo. É preciso ter coragem para investir e elevar não só o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas despertar nas novas gerações, interesse e respeito à educação, aos educadores e demais agentes do processo. Para isso, reforço que a inovação é o caminho. E o plano de desenvolvimento para o Amazonas passa por esse caminho. É preciso agir de ‘olho no futuro’ e reconhecer que o futuro é agora. Parabéns ao governador por entender isso”, disse o deputado estadual.

 

Integração

O Espaço Maker faz parte do projeto “Fazer para Aprender”, que integra o programa Educa+Amazonas. O laboratório é o primeiro a ser inaugurado para a execução do projeto. Ele será usado para práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento

O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

O espaço conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

 

 ‘Trilhas do Saber’

Wilson Lima ressaltou que o projeto do programa Educa+Amazonas inicia as atividades de 2022 com uma edição especial na cidade. Serão cinco percursos formativos, voltados para a equipe gestora, docentes do Ensino Médio, docentes do Ensino Fundamental Anos Finais, docentes dos Anos Iniciais e não docentes.